OUTUBRO ROSA: UBS SANTA PAULA PREPARA PROGRAMAÇÃO ESPECIAL PDF Imprimir E-mail

Os servidores da Unidade Básica de Saúde (UBS) do Jardim Santa Paula prepararam uma programação especial para o Outubro Rosa. Além das tradicionais campanhas de exame de mamografia que a Prefeitura Municipal de São Carlos executa, a unidade fará uma campanha de conscientização a partir da próxima segunda-feira (03/10), com atividades nos mais diversos planos.

 

A iniciativa, que tem o apoio da Secretaria Municipal de Saúde, irá durar aproximadamente três semanas. Logo na abertura, a servidora Karina Artur media a roda de conversa “Autoexame das mamas”, às 10h. No dia 10, no mesmo horário, é a vez da psicóloga Priscila Souza Cugler mediar a conversa sobre “Empoderamento feminino e autoestima”, ao passo que no dia 21, às 14h, a nutricionista Ana Flávia de Freitas expõe sobre “Como a nutrição pode ser aliada à nossa saúde e bem-estar”. Todos os eventos têm participação aberta à população.

 

Segundo a supervisora da UBS Santa Paula, Danielle Lucato, a ideia de promover um evento alusivo ao Outubro Rosa partiu dos próprios servidores, que traçaram uma programação para esta finalidade sem comprometer os atendimentos da unidade de saúde.

 

“A UBS Santa Paula atualmente atende 2.465 mulheres na faixa etária de 20 a 59 anos, por isso, pensamos em executar ações que visam a prevenção e o diagnóstico precoce do câncer de mama e câncer de colo de útero, que estão previstas na campanha do Outubro Rosa. De 3 a 21 de outubro, teremos atividades como roda de conversa, depoimento de pacientes, café da manhã, sorteio de brindes, realização de exame de Papanicolau de livre demanda, realização de teste rápido de livre demanda e solicitação de exame de mamografia de livre demanda, além de outros serviços como massagem e maquiagem”, comenta Lucato, que teve apoio especial da enfermeira Eliza Flori na organização.

 

A secretária municipal de saúde, Jôra Porfírio, congratulou a equipe da UBS Santa Paula pela iniciativa, colocando a pasta à disposição de todas as unidades para auxiliar em projetos que sejam convergentes ao exercício da cidadania e à saúde da população.

 

“É muito importante que propostas como estas cheguem aos bairros e possibilitem à população o acesso à informação e a orientação quanto a conduta adequada em determinados procedimentos, bem como esclarecer eventuais dúvidas. Parabenizo toda a equipe da UBS Santa Paula por esta inovadora proposta. A Secretaria Municipal de Saúde é parceira e, no que puder ajudar em projetos como este, está à disposição de todas as nossas unidades”, disse a secretária.

 

A programação do Outubro Rosa da UBS Santa Paula também tem como objetivos proporcionar maior acesso aos serviços de diagnóstico e tratamento, o compartilhamento de informações e o contributo à redução da mortalidade por câncer de mama, que, conforme o Instituto Nacional do Câncer (INCA), é a principal causa de morte por câncer na população feminina em todas as regiões do Brasil.

 

A Secretaria Municipal de Saúde contratualiza cerca de 1.000 exames de mamografia por mês que são realizados na Santa Casa de São Carlos, Hospital Universitário (HU) e no Ambulatório Médico de Especialidades (AME). A solicitação de exame de mamografia de livre demanda para mulheres de 50 a 59 anos pode ser solicitada em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBS’s) ou Unidades de Saúde da Família (USF’s).

 

Durante o mês de outubro o Fundo Social de Solidariedade também vai realizar atividades especiais. Além da realização da tradicional corrida e caminhada “Outubro Rosa” e do baile “Outubro Rosa”, vários pontos da cidade vão receber iluminação especial, caso da Rotatória do Cristo, do Paço Municipal, da Fundação Pró-Memória, da sede do Fundo Social e da Praça Outubro Rosa, localizada no Jardim Ricetti. Toda a programação do FSS será divulgada na próxima semana.

 

(30/09/2022)