PROGRAMA MUNICÍPIO VERDEAZUL: AÇÕES EDUCACIONAIS CONTRIBUÍRAM PARA SUBIDA DE SÃO CARLOS NO RANKING PDF Imprimir E-mail

 

São Carlos conquistou a Certificação dos Municípios que alcançaram a Qualificação II no Programa Município Verde Azul (PMVA), relativo ao ciclo de 2021. O município vem evoluindo a sua pontuação ao longo dos anos, por meio da implantação de Programas de Gestão Ambiental e políticas públicas eficientes de preservação do meio ambiente. A gestão do PMVA é da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação (SMMACTI) em parceria com todas as secretarias municipais.

 

A Secretaria Municipal de Educação (SME) está entre as secretarias da Prefeitura que mais contribuíram para a subida no ranking Verde Azul. As ações de Educação Ambiental, entre elas o projeto ACorDar e o AFlorAr com a criação de espaço de Educação Ambiental nas Unidades Escolar e a comprovação das suas atividades, foram fundamentais para o aumento da pontuação.

 

“São atividades desenvolvidas e coordenadas pela equipe técnica da SME nas escolas da rede municipal de ensino que ganharam força mesmo quando estávamos com aulas remotas, mas em 2022 essas ações estão sendo concretizadas para que nossos estudantes alcancem novas reflexões e sejam motivadas a agir, a realmente ter acesso ao conhecimento a partir do que está sendo ensinado”, afirmou a Secretária Municipal de Educação, Profa. Wanda Hoffmann.

 

Além de conquistar benefícios diretos da implantação desses programas, também coloca o município na priorização dos recursos a serem destinados pelo Governo do Estado. Em 2019, São Carlos alcançou 61,06 pontos (144º lugar no ranking). Em 2020, no auge da pandemia da Covid-19, a pontuação foi de 67,61 (127º lugar no ranking). Este ano o município são-carlense atingiu a nota de 73,08 (105º lugar no ranking).

 

Com a posição, São Carlos figura entre as 104 melhores no ranking entre as 645 cidades do Estado de São Paulo. A Qualificação II é concedida aos municípios que receberam nota entre 60 e 80 pontos no Ranking Ambiental Paulista, que vai de 0 a 100.

 

“A meta agora é alcançar, de modo progressivo e contínuo, o próximo patamar de certificação do PMVA que é a Certificação com mais de 80 pontos”, explicou o Professor José Galizia Tundisi, Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação.

 

Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, atual Secretaria de Infraestrutura e Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

 

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

 

As ações propostas pelo PMVA compõem as dez Diretivas norteadoras da agenda ambiental local, abrangendo os seguintes temas estratégicos: Município Sustentável, Estrutura e Educação Ambiental, Conselho Ambiental, Biodiversidade, Gestão das Águas, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Arborização Urbana, Esgoto Tratado e Resíduos Sólidos.

 

(27/08/2022)