MUSEU DA CIÊNCIA GANHA PINTURA NA FACHADA PARA RECEBER VISITANTES NA SEMANA DA ÓPTICA DE 2022 PDF Imprimir E-mail

O Museu da Ciência “Professor Mário Tolentino” ganhou uma nova pintura em toda a fachada do prédio, inclusive com a recolocação dos letreiros, para receber nos dias 19 e 20 de maio, durante a Semana da Óptica de 202, os estudantes da rede municipal de ensino que prestigiarão a exposição “A Vida: Do visível ao invisível”.

 

A Semana da Óptica, denominada Semóptica, começa no dia 16 de maio no Instituto de Física de São Carlos (IFSC), no campus central da USP com uma série de aulas demonstrativa no Anfiteatro “Professor Doutor Sérgio Mascarenhas”.

 

No dia 19 de maio, quando é comemorado o Dia do Físico, o Museu da Ciência oferecerá aulas interativas em dois períodos: manhã e tarde. O encerramento da Semóptica acontece no dia 20 de maio, no Museu da Ciência (praça Coronel Sales), com a exposição “A Vida: Do visível ao invisível” e atividades interativas, exposição paleontológica e atividade no planetário.

 

A exposição “A Vida: Do visível ao invisível” é uma parceria entre a Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Educação, e o Instituto de Física de São Carlos (IFSC/USP). Em 2021, durante a pandemia da COVID-19, foi promovida uma exposição inédita aos visitantes do Museu em formato 100% virtual devido aos protocolos de controle e combate à doença. Em 2022, com o fim das regras sanitárias foi possível oferecer a exposição no formato presencial pela primeira vez.

 

A exposição “A Vida: Do visível ao invisível” discorre, de forma instrutiva e prazerosa, sobre aspectos diversos da vida na Terra, abordando temas fascinantes, desde o nascimento do Universo até as tecnologias mais recentes envolvendo as vacinas.

 

Presencialmente, os visitantes poderão verificar painéis sobre átomos, tabela periódica, moléculas, células animais e vegetais, células tronco, genoma, corpo humano, história das vacinas e aspectos sobre a COVID-19, que é um dos principais assuntos debatidos hoje pela sociedade.

 

A exposição foi idealizada pelo professor Vanderlei Salvador Bagnato, Diretor do Instituto de Física da USP de São Carlos e coordenador do CEPOF (Centro de Pesquisas em Óptica e Fotônica), com correalização da Secretaria Municipal de Educação (SME), e apoio da Diretoria de Ensino da Região de São Carlos, do Centro de Divulgação Científica e Cultural (CDCC) e do Espaço Interativo de Ciências (EIC-CIBFar), e da Direção do Museu.

 

(13/05/2022)