SECRETARIA DE EDUCAÇÃO RECEBE EQUIPAMENTOS DE SOM E DE INFORMÁTICA DE PROJETO EM PARCERIA COM A FESC PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Educação (SME) recebeu esta semana os equipamentos de som e de informática do projeto em parceria com a Fundação Educacional de São Carlos (FESC). O material compõe parte do recurso provido pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Tietê-Jacaré, do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FEHIDRO) do Governo do Estado de São Paulo, diante da apresentação do Projeto Aflorar.

 

O Projeto Aflorar Espaços Educadores visou fortalecer a Educação Ambiental (EA) em São Carlos e contou com a participação de diversos atores e parceiros locais, entre eles, Secretaria Municipal de Educação (SME), Fundação Educacional de São Carlos (FESC), Centro de Divulgação Cientifica da USP (CDCC/USP), Departamento de Ciências Ambientais da UFSCar (DCAm/UFSCar), Departamento de Apoio a Educação Ambiental (DeAEA), Secretaria Geral de Gestão e Sustentabilidade (SGAS) da Universidade Federal de São Carlos (UFSCar), entre outros.

 

A entrega dos equipamentos aconteceu na última quinta-feira (17/03) na sede da SME, com a presença da secretária de Educação, professora Wanda Hoffmann, do diretor Fernando Carvalho, da FESC, instituição responsável pela gestão dos recursos, além da execução de atividades, e da bióloga Isabela Pelatti, da equipe técnica da SME e a idealizadora do projeto Aflorar.

 

Entre os equipamentos estão: computador, notebooks, TV, projetor Datashow, tablets, caixa de som, mesa de som, monitor e impressora multifuncional colorida. Por estarem incluídos na execução do projeto, duas unidades educacionais da rede municipal de ensino a Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) “Angelina Dagnone de Melo” e a EMEB “Dalila Galli”, e duas instituições parceiras no projeto o Centro de Divulgação Cientifica e Cultura da Universidade de São Paulo (CDCC-USP) e a própria FESC, foram contempladas com parte dos equipamentos

 

As atividades desenvolvidas contemplam a produção de placas e painéis informativos e educativos sobre a “Trilha da Natureza”, folders para os visitantes, cartilhas para os educadores e CARDs (cartões ilustrados) lúdicos para as atividades sensoriais no projeto de visitação do cerrado, desenvolvimento de um site e aplicativo, o Bora, elaborado pela startup socioambiental Fubá - Educação Ambiental. A visita virtual com todas as funcionalidades, inclusive acessibilidade em Libras, já está disponível no endereço: bora.fubaea.com.br. Também foram contempladas a realização de diversas oficinas do projeto nas escolas EMEB “Angelina Dagnone de Melo e na EMEB “Dalila Galli”, incluindo atividades virtuais devido ao período de pandemia, e atividades presenciais de reativação das áreas verdes das escolas como espaços educadores. E ainda:  Complementação da exposição "São Carlos por suas bacias", idealizada pelo CDCC/USP, com a produção de novos quebra-cabeças educativos, maquete 3D das Bacias Hidrográficas de São Carlos e atualização dos banners da exposição. Alguns resultados podem ser observados no site: https://atlassanca.eco.br/

 

O Projeto Aflorar construiu, conjuntamente com a FESC uma ecobrinquedoteca, que contém diversos brinquedos e livros na temática ambiental, em um ambiente lúdico e didático para receber crianças de todas as idades e  teve como objetivo principal contribuir para a diminuição dos problemas ambientais, conscientização ambiental a todas as idades e aumento na qualidade de vida do município de São Carlos, por meio da realização de atividades de sensibilização ambiental voltadas para o fortalecimento e a criação de Espaços de Educação Ambiental no município de São Carlos.

 

O projeto trouxe a aproximação junto ao Conselho Gestor de Educação Ambiental de São Carlos (CGEA-SC), durante a realização de workshops de abertura, integração e finalização.

 

“A equipe do Projeto Aflorar, a coordenadora, os especialistas, consultores, educadores ambientais, apoiadores, estagiários e todos os envolvidos são de extrema competência e conhecem muito sobre o assunto”, afirmou a secretária de Educação, professora Wanda Hoffmann. “A educação ambiental segue viva em São Carlos com ações voltadas principalmente para os estudantes da nossa rede municipal de ensino e temos esse reconhecimento com o aval de instituições sérias e comprometidas”.

 

Legenda da foto: Bióloga Isabela Pelatti, idealizadora do Projeto Aflorar, a Secretária da Educação, Wanda Hoffmann, e o diretor-presidente da FESC, Fernando Carvalho.

 

(18/03/2022)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos