CIDADANIA RETORNA ATENDIMENTO PRESENCIAL DAS ATIVIDADES COLETIVAS E INDIVIDUALIZADAS NOS CRAS E CENTROS COMUNITÁRIOS PDF Imprimir E-mail

 

O desenvolvimento das atividades coletivas e atendimentos particularizados (individuais) nos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS), Centros Comunitários e Centros de Convivências de Idosos, serão retomadas na próxima terça-feira, dia 16 de novembro, de forma presencial, porém de acordo com todos os protocolos sanitários exigidos em virtude da pandemia.

 

Para o retorno das atividades coletivas (oficinas, cursos atividades físicas e culturais) a Secretaria de Cidadania e Assistência Social já está realizando uma busca ativa aos usuários que já frequentavam as atividades e abrindo novas vagas para quem quiser fazer parte dos grupos. As turmas serão montadas de acordo com o espaço físico de cada unidade.

 

Já a retomada das atividades coletivas do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos e do Acompanhamento Familiar em Grupo, ações que fazem parte da Proteção e Atenção Integral à Família (PAIF) deve ocorrer de forma gradativa e monitorada, considerando também as especificidades de cada unidade. O desenvolvimento do serviço prevê atividades facilitadoras de convivência, podendo ser estas esportivas, culturais, cognitivas e de lazer. Tudo é ofertado para garantir a segurança de acolhida e de convívio familiar e comunitário, além de estimular o desenvolvimento da autonomia dos usuários.

 

Nestes grupos, que são organizados por faixas etárias (acima de 18 anos), estão previstos, ainda, trabalhos socioeducativos, onde são abordados temas que possibilitam a discussão e a reflexão sobre questões que estão presentes em cada território, na realidade sociocultural e na vivência individual, social e familiar dos participantes, para que compreendam a sua realidade e dela participem de forma protagonista.

 

Para os atendimentos individualizados a forma de acesso será através de agendamento e/ou demanda espontânea. Os agendamentos serão priorizados para as solicitações de acesso aos benefícios eventuais (cestas básicas, auxilio funeral, passagens, entre outras demandas) e quando for acompanhamento familiar. Será garantido a todos os usuários que acessarem as unidades de forma espontânea, acolhida de suas demandas, interesses, necessidades e possibilidades; com orientações e encaminhamentos.  O objetivo é ampliar o acesso aos benefícios sociais e programas de transferência de renda; e também garantir formas de acesso aos direitos sociais. Os usuários podem procurar para esse atendimento os CRAS.

 

A Secretaria de Cidadania e Assistência Social destaca que o planejamento seguirá os protocolos sanitários e estará em permanente atualização, devido à dinâmica da pandemia e ao recebimento de novas orientações.

 

“Desde março de 2020 a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social, em virtude da crise sanitária, passou por uma reestruturação de rotinas e procedimentos internos composto de atendimento remoto, hibrido e quando necessário com escala de equipes de apoio para o período noturno, períodos de restrição do horário de expediente e aos finais de semana. Com o avanço da vacinação e diminuição no número de casos positivos e dos óbitos por COVID-19, vamos com segurança e muita responsabilidade, retomando os atendimentos de forma presencial, porém pedimos a colaboração de todos os usuários para que priorizem os agendamentos, evitando dessa forma aglomeração nas unidades. Se todos os usuários da rede assistencial cumprirem os protocolos sanitários vamos poder atender com tranquilidade a demanda espontânea”, explica a secretária de Cidadania e Assistência Social, Vanessa Barbuto.

 

A secretária ressalta, ainda, que a reabertura é uma proposta de atendimento mais próximo a residência das pessoas. “Isso facilita a vida das pessoas, já que podem buscar auxílio da assistência social no próprio bairro”.

 

Confira as unidades que atenderão ao Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos:  CRAS Aracy (como o prédio passa por reforma o atendimento está sendo realizado no Centro do Idoso do Jardim Zavaglia (atendimento as terças, quintas e sextas-feiras das 8h às 17h); CRAS São Carlos VII (atendimento às quintas-feiras das 14h às 17h); Centro Comunitário Maria Stella Fagá (atendimento às quintas-feiras das 8h às 11h30); Centro de Convivência Vila São José (atendimento as segundas – 8h às 17h, quartas e sextas-feiras das 13h30 às 17h); CRAS Pacaembu (atendimento às segundas, terças e quintas-feiras das 8h às 11h30); Centro Comunitário Castelo Branco (atendimento as segundas - 13h30 às 17h, quartas e sextas-feiras das 8h às 11h30); Centro de Referência do Idoso Vera Lúcia Pilla (atendimento de segunda à sexta-feira das 8h às 17h); CRAS Santa Felícia (atendimento as quartas-feiras das 8h às 17h); CRAS Jockey Clube (atendimento as segundas e quartas-feiras das 13h30 às 17h) e no Centro Comunitário de Água Vermelha (atendimento as segundas e quartas-feiras das 8h às 11h30).

 

Já os atendimentos individualizados serão realizados nos seguintes Centros de Referência da Assistência Social (CRAS): CRAS Aracy (como o prédio passa por reforma o atendimento está sendo realizado no Centro do Idoso do Jardim Zavaglia); CRAS Pacaembu; CRAS São Carlos VIII; CRAS Santa Felícia; CRAS Santa Eudóxia e no CRAS Jockey Clube. Todas essas unidades funcionam de segunda a sexta-feira das 8h às 17h.

 

(12/11/2021)