DEPARTAMENTO DE DEFESA ANIMAL RESGATA CAVALOS NA SP-215 PDF Imprimir E-mail

O Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria Municipal de Serviços Públicos resgatou nesta quinta-feira (21/10) 24 animais, sendo 5 cavalos, 4 cães e 15 gatos.

 

Os cavalos estavam soltos na SP-215, Rodovia Luís Augusto de Oliveira, próximo ao trevo do bairro Cidade Aracy. Para o resgate foi necessário o auxílio dos agentes do DER (Departamento de Estradas de Rodagem) que fecharam a rodovia para garantir segurança na operação.

 

Já os 4 cães e 15 gatos estavam abandonados em uma residência localizada no bairro Romeu Tortorelli. O proprietário será notificado para esclarecimentos e poderá responder por maus tratos e abandono de animais, bem como pagar multa.

 

De acordo com diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, Fernando Magnani, somente nos meses de agosto e setembro desse ano 462 visitas técnicas, atendimentos e resgates foram realizados pelo Departamento.

 

Todos os animais foram levados para o Posto Zootécnico da Prefeitura de São Carlos, local onde também funciona o Ambulatório Veterinário e o Canil e Gatil Municipal, localizado na estrada da Água Fria, s/nº.

 

As denúncias de maus tratos podem ser feitas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou na Ouvidoria da Prefeitura de São Carlos pelo telefone 3362-1080, diretamente no Departamento de Defesa e Controle Animal pelo número 3362-1304 ou no 99724-9772 no posto da Água Fria.

 

MAUS TRATOS - Deixar o animal preso a correntes ou cordas, mantê-lo em locais pequenos, sujos, sem ventilação, sem espaço para locomoção, sem acesso à água tratada, sem alimentação adequada e diária, sem assistência veterinária quando adoece ou se acidenta são atos definidos como maus tratos. A Lei 14.064/2020, que altera a Lei de Crimes Ambientais, aumentou a pena relacionada ao crime de maus tratos a cães e gatos de um ano e quatro meses para a pena de dois a cinco anos.

 

(21/10/2021)