PREFEITURA OFERECE CURSO DE LIBRAS PARA SERVIDORES MUNICIPAIS PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, está oferecendo aos servidores públicos municipais públicos que trabalham com o atendimento ao cidadão o Curso de Língua Brasileira de Sinais (LIBRAS). A capacitação atende determinações legais e constantes da Lei Nº 13.146/2015 que instituiu o Estatuto da Pessoa com Deficiência.

 

As aulas serão presenciais e ministradas na sede do Fundo Social de Solidariedade, localizado na rua Francisco Maricondi, 375, na Vila Marina. A ficha de cadastro já foi enviada para as secretarias municipais e deve ser preenchida pelo servidor interessado até o próximo dia 20 de outubro. O curso terá três meses de duração. A capacitação será ministrada por profissionais do SENAC São Carlos.  O contrato com o SENAC foi assinado nesta quarta-feira (13/10) com a participação da secretária da Pessoa com deficiência e Mobilidade Reduzida, Amariluz Garcia, do gerente do SENAC, Leandro N. D’Arco e da gerente executiva de contas, Sayonara Reis Azevedo, do vereador Rodson Magno que destinou emenda parlamentar no valor de R$ 30 mil para a contratação da capacitação e dos vereadores Bruno Zancheta, Robertinho Mori Roda e Ubirajara Teixeira (Bira), todos da Comissão da Pessoa com Deficiência da Câmara Municipal.

 

“Esse curso é muito importante e será ministrado pelo SENAC, uma instituição reconhecida pela qualidade dos seus treinamentos. A primeira turma, com 20 vagas, já será formada e as aulas começam no próximo dia 27 de outubro com encerramento em dezembro. Em janeiro de 2021 iniciamos outra turma. Podem participar os servidores que atendem o público em qualquer unidade do município”, disse Amariluz Garcia.

 

A Língua Brasileira de Sinais (Libras) é a língua natural que os surdos do Brasil usam. Tal como a língua portuguesa, a espanhola, inglesa ou qualquer outra. O Curso ofertado tem como objetivo possibilitar aos profissionais que trabalham com atendimento ao público uma melhor comunicação entre os surdos e ouvintes, através do aprendizado dos sinais básicos para uma comunicação em Libras.

 

(14/10/2021)