PARQUE ECOLÓGICO DE SÃO CARLOS COMEMORA 45 ANOS COM REABERTURA DA VISITAÇÃO PÚBLICA PDF Imprimir E-mail

O Parque Ecológico de São Carlos, “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, fechado para visitação pública desde o dia 17 de março de 2020, por causa do distanciamento social imposto para evitar a transmissão da COVID-19 no município, reabriu os portões para a visitação pública nesta quarta-feira, dia 1º setembro, mês em que também comemora 45 anos.

 

Para dar início a essa retomada das atividades que está sendo realizada de forma escalonada e segura, o prefeito Airton Garcia, acompanhado do secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, pasta que administra o Parque Ecológico, do diretor de Defesa Animal, Fernando Magnani e dos vereadores Professora Neusa, Dimitri Sean, Bruno Zancheta e Ubirajara Teixeira (Bira), visitou o local na manhã desta terça-feira (01/09) para acompanhar a primeira turma agendada para a visitação.

 

“As famílias de São Carlos já estavam com saudades desse passeio. O Parque Ecológico é um ponto turístico da cidade, procurado por pessoas daqui e de outras regiões do Estado pela beleza dos animais e organização do local. Parabenizo todos os servidores que mesmo com a pandemia continuaram cuidando dos bichos, mantendo e melhorando a estrutura desse local que há 45 anos orgulha nossa população”, disse o prefeito Airton Garcia.

 

Mariel Olmo agradeceu a sensibilidade do prefeito Airton Garcia pelos investimentos que a administração fez no Parque. “Apesar da falta de recursos para investimentos em diversas áreas, as melhorias no local continuaram, uma vez que o Parque Ecológico é um patrimônio da cidade. Durante esse período reformamos vários recintos, o Centro de Educação Ambiental e construímos novos sanitários, fraldário, além de estabelecermos novas parcerias como com as concessionárias Arteris Intervias e Arteris ViaPaulista.  Também agradecemos aos vereadores que sempre que necessário destinam emendas parlamentares para a melhoria do lugar”, afirmou o secretário de Serviços Públicos.

 

Somente podem visitar o parque pessoas que fizerem o agendamento online com dois dias de antecedência. O Parque Ecológico está aberto ao público de terça a sábado, sendo de terça a sexta das 8h às 16h e aos sábados das 8h às 16h30. Ás segundas-feiras, domingos, feriados e pontos facultativos permanecerá fechado.

 

“O limite estabelecido é de 1.000 pessoas por dia, 250 por horário de agendamento. A visita tem duração de duas horas. Durante a visitação é obrigatório o uso de máscaras. Cada pessoa também deve trazer seu próprio frasco de álcool em gel para higienização, apesar do parque disponibilizar, trazer também garrafinhas com água, evitando dessa forma o uso de bebedouros. Os piqueniques estão proibidos no momento e o parquinho infantil permanece fechado”, explicou o diretor de Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani.

 

Os vereadores presentes foram unânimes e aprovaram a reabertura do local. “Fico emocionada. Estamos vivendo um momento difícil e os animais também sofrem. Parabéns ao Parque pelos 45 anos e por essa reabertura com a segurança para os visitantes”, disse a vereadora professora Neusa.

 

“O retorno das visitações com novas regras nos mostra que vamos ter que nos acostumar com o novo normal, seguindo sempre os protocolos sanitários. É preciso respeitar o espaço desses animais. Estou feliz pela reabertura do Parque Ecológico”, comentou o vereador Bruno Zancheta.

 

“O Parque é um espaço muito querido pela população de São Carlos e depois de 18 meses fechado é muito bom ver as crianças, as famílias se divertindo e ao mesmo tempo aprendendo sobre educação ambiental”, avaliou o vereador Dimitri Sean. O vereador Ubirajara Teixeira, o Bira, garante que o Parque é uma excelente opção de lazer. “É uma oportunidade de lazer, gratuita, para as famílias se divertirem depois de tanto tempo de confinamento”.

 

Também acompanharam o prefeito Airton Garcia o secretário de Comunicação, Mateus de Aquino, o chefe de Gabinete da Prefeitura, José Pires (Carneirinho) e o comandante da Guarda Municipal, Michael Yabuki.

 

O agendamento pode ser realizado pelo site da Prefeitura de São Carlos, www.saocarlos.sp.gov.br, no ícone “Agendamentos”. Para fazer o agendamento é necessário preencher o formulário com nome completo, idade e CPF (exceto para crianças menores de 12 anos). Cada CPF poderá agendar a visita apenas uma vez por mês. Essa exigência é para garantir que mais pessoas possam visitar o local. Para os próximos sábados, dias 4 e 11 de setembro, as vagas já estão esgotadas. Para o dia 18 de setembro já foram realizados 300 agendamentos.

 

 O local abriga mais de 400 animais da fauna sul-americana, em especial a brasileira, como micos leões, dourado, preto e de cara dourada, jaguatiricas, emas, tamanduás bandeira e mirim, iguanas, serpentes de várias espécies, dentre muitos outros animais. Um ponto muito forte é a educação ambiental para aumentar a consciência ecológica e de proteção dos recursos naturais. O Parque também se diferencia no sucesso com a reprodução de várias espécies de animais, como os micos leões dourados, tamanduás e os ursos de óculos.

 

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. Outras informações podem ser obtidas pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelos telefones (16) 3361-2429 e 3361-4456.

 

(01/09/2021)