OLIMPÍADA BRASILEIRA DE ASTRONOMIA E ASTRONÁUTICA PREMIA 13 ESTUDANTES DA REDE MUNICIPAL DE ENSINO PDF Imprimir E-mail

 

A Agência Espacial Brasileira (AEB), em conjunto com a Sociedade Astronômica Brasileira (SAB), organizadores da Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA) e da Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog), divulgou em janeiro passado os premiados no ano de 2020. Do total, 13 alunos de duas escolas municipais de São Carlos tiveram medalhas e certificados auferidos pela brilhante participação.

 

Dessas, foram três medalhas de ouro, cinco de prata e cinco de bronze. O objetivo da OBA é levar a maior quantidade de informações sobre as ciências espaciais para a sala de aula, despertando o interesse nos jovens.

 

Duas escolas de educação básica (EMEB's) da rede municipal de ensino foram premiadas e tiveram estudantes medalhistas na 23ª edição da OBA e 14ª Mobfog. A EMEB "Antonio Stella Moruzzi" teve sete alunos condecorados, sendo uma medalha de ouro, duas de prata e quatro de bronze. Já a EMEB "Alcyr Affonso Leopoldino" foram seis alunos em destaque com duas medalhas de ouro, três de prata e uma de bronze.

 

Em 23 anos de existência, a OBA já superou a marca dos 8 milhões de participantes e distribui anualmente cerca de 40 mil medalhas. Além de ter crescido, a OBA se multiplicou. Dentro da olimpíada foi criada a Mostra Brasileira de Foguetes, a Mobfog, que tem cerca de 90 mil participantes por ano lançando seus foguetes aos céus do Brasil.

 

Os melhores classificados na OBA representam o país em dois eventos:  Olimpíada Internacional de Astronomia e Astrofísica e Olimpíada Latino-Americana de Astronomia e Astronáutica.

 

A AEB enviou correspondência ao gabinete do prefeito Airton Garcia Ferreira e ao gabinete da Secretaria Municipal de Educação comunicando o resultado. "Parabéns a todos os participantes, aos medalhistas e professores", afirmou a secretária municipal Wanda Hoffmann. "Essas olimpíadas são importantes para motivar e inspirar jovens a buscar novos conhecimentos".

 

(25/03/2021)