SÃO CARLOS RECEBE MAIS 5.370 DOSES E ANTECIPA VACINAÇÃO DE IDOSOS DE 72 A 74 ANOS PDF Imprimir E-mail

Neste sábado também vai ter plantão nos postos volantes da FESC e do Luisão

A Secretaria Municipal de Saúde, através do trabalho integrado do Departamento de Vigilância em Saúde e do Departamento de Gestão e Cuidado Ambulatorial, confirmou a antecipação do início da vacinação de idosos de 72 a 74 anos contra a COVID-19 em primeira dose, iniciando a imunização desse grupo a partir desta sexta-feira (19/03). Como nessa faixa etária o público é maior, excepcionalmente, neste sábado (20/03), também vai ter plantão de vacinação nos postos volantes da FESC, na Vila Nery, e do Estádio do Luisão, na Vila Prado, das 9h às 13h.

 

O adiantamento da data inicial faz parte de uma recomendação do Governo do Estado que, por conta disto, encaminhou ao Departamento Regional de Saúde (DRS-III Araraquara) mais 5.370 doses destinadas a São Carlos de forma antecipada, e que foram retiradas pelo Departamento de Vigilância em Saúde nesta quinta-feira (18/03).

 

Do total de imunizantes, 4.314 serão  para atender 100% do público alvo composto por idosos de 72 a 74 anos, 236 para os 10% restantes de idosos de 75 e 76 anos ainda não imunizados em primeira dose, e 820 estão reservados para a segunda dose dos idosos de 80 a 84 anos.

 

No total, são 12 os locais em que os idosos podem procurar para receber tanto a primeira como a segunda dose (verificar a data agendada no cartão de vacinação) do imunizante contra o novo coronavírus. Estarão realizando a imunização as Unidades Básicas de Saúde (UBS's) do Aracy, Azulville, Botafogo, Maria Stella Fagá, Redenção, Santa Felícia e Vila Izabel e as Unidades de Saúde da Família (USF's) do Antenor Garcia, Jóquei Clube/Guanabara e Santa Angelina/Arnon de Mello. Todas atendem das 9h às 13h.

 

Nos postos volantes, ou seja, que funcionam na modalidade drive thru, o idoso também poderá ser imunizado na FESC I e no Estádio Municipal Prof. Luís Augusto de Oliveira "Luisão", das 9h às 14h. Como o movimento de veículos é grande nestes dois locais, a Secretaria de Transporte e Trânsito solicita aos motoristas que não vão receber a vacina nessa etapa, para que evitem circular nessas regiões da Vila Nery e da Vila Prado.

 

Já os idosos que são cadastrados no Programa de Saúde da Família devem procurar diretamente a USF na qual já recebem tratamento médico.

 

É importante realizar o pré-cadastro do idoso no site www.vacinaja.sp.gov.br, o que agiliza o atendimento. No ato da imunização, é necessário que a pessoa apresente documento oficial com foto e CPF e, no caso dos idosos de 80 a 84 anos que receberão a segunda dose, devem levar também o cartão de vacinação. O idoso também deve preencher anteriormente o cadastro local no link http://coronavirus.saocarlos.sp.gov.br/VacinaJa e levar impresso. Quem não tiver como imprimir e for preencher o formulário no local, deve levar a própria caneta.

 

Quanto aos idosos acamados, o familiar ou responsável deve informar a condição de mobilidade no posto de saúde de referência. Com isso, a vacinação em domicílio será agendada pelos servidores da unidade.

 

Profissionais de saúde - A segunda dose da vacinação dos profissionais de saúde também prossegue normalmente. Estas pessoas, conforme a data agendada em seu cartão de vacinação, podem procurar, das 14h às 17h, as UBS's do Aracy, Azulville, Botafogo, Maria Stella Fagá, Redenção, Santa Felícia ou Vila Izabel, bem como as USF's do Antenor Garcia, Jóquei Club/Guanabara ou Santa Angelina/Arnon de Mello, para receberem a dose complementar.

 

Para isto, é necessário levar o próprio cartão de vacinação que comprova a data indicada de imunização, documento oficial com foto e CPF.