SÃO CARLOS É RECONHECIDA PELO ESTADO POR ÁREAS DE TECNOLOGIA E INOVAÇÃO PDF Imprimir E-mail

 

São Carlos, é reconhecida pela APL do Governo do Estado de São Paulo.

 

O ESTADO DE SÃO PAULO, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico – SDE, neste ato representado pela Secretária Estadual de Desenvolvimento Econômico, Sra. Patricia Ellen da Silva, considerando o disposto no Decreto Estadual nº 54.654 de 07 de agosto de 2009, reconhece São Carlos com o selo de APL de Tecnologia.

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, em parceria com o Sebrae e o ParqTec, participou do Edital de reconhecimento de Arranjos Produtivos Locais em Tecnologia e Inovação.

 

 Denominam-se APLs as aglomerações de empresas com mesma especialização produtiva, localizadas num mesmo espaço geográfico e que mantêm vínculos de cooperação, interação e aprendizagem entre si, contando com o apoio de instituições – governo, associações empresariais, instituições de crédito, ensino e pesquisa. Assim, o reconhecimento da APL de São Carlos vem para fortalecer a imagem do município e sua relevância nas áreas de Tecnologia e Inovação. Promovendo oportunidades para todo o ecossistema e polo gerador de produtos, serviços, empresas, produção científica e entidades dedicadas à cadeia produtiva da Tecnologia e da Inovação. (Michelle de Stefano Sabino – Gerente Regional do Sebrae São Carlos).

 

“Com o apoio do Sebrae, que é um grande parceiro da SMMACTI e os parques tecnológicos (ParqTec, ONOVOLAB e Inova) conseguiremos bons frutos com esse reconhecimento, além de contarmos com as Universidades e Instituições e temos ainda 40 entidades que estão apoiando e contribuindo com esta ação. Devido ao alto padrão tecnológico desenvolvido no município, torna-se um atrativo de industrias que envolvem alta tecnologia e produzem aplicações importantes que são utilizadas no Brasil e exterior. Industrias que desenvolvem estes projetos de alta tecnologia enquadram-se nas áreas de robóticas, equipamentos médicos e odontológicos, drones e aplicativos”.( Simone Botega Xavier- Diretora de Departamento de Politicas para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação.)

 

“ Este é um considerável avanço no reconhecimento de São Carlos como APL, em Tecnologia. Grande notícia que promoverá avanços consideráveis, na consolidação de São Carlos, como Centro de Desenvolvimento Tecnológico. Vamos avançar decididamente no apoio as Startups, a partir da SMMACTI e a Diretoria de Politicas para o Desenvolvimento da Ciência, Tecnologia e Inovação”  (José Galizia Tundisi- Secretário Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação)

 

São Carlos tem aproximadamente 250 Empresas Tecnológicas.

 

(15/03/2021)