BARRAGEM DO BICÃO ROMPE E PARQUE ESTÁ FECHADO PDF Imprimir E-mail

A Prefeitura de São Carlos, através da Central de Monitoramento da Guarda Municipal, foi comunicada no final da noite desta sexta-feira (01/01/21), que a tubulação da barragem do Bicão estava rompida, ocasionando o esvaziamento da lagoa no interior do parque e com isso muitos moradores da região estavam no local tentando levar os peixes, principalmente porque a espécie predominante na represa é a tilápia, além de carpas, cacharas e lambaris.

 

Já na manhã deste sábado (02/01/21), uma equipe formada por representantes da Secretaria de Obras Públicas, da Defesa Civil, acompanhadas do vice-prefeito, Edson Ferraz, foram até o Parque do Bicão, para a elaboração de um laudo dos serviços que serão necessários para restabelecer a barragem.

 

De acordo com o vice-prefeito o que provocou essa situação foi o rompimento de uma tubulação na barragem. "Com isso, a lagoa que havia secou e vários peixes foram levados pelos moradores, outros seguiram o curso do Córrego do Medeiros e outros não resistiram. Ainda não sabemos a quantidade de peixes que foram levados, já que no local não encontramos muitas espécies mortas, pois muitos seguiram o curso das águas e sobreviveram", explica Edson Ferraz.

 

 "Acreditamos que em uma semana, possivelmente, se não houver outras intercorrências, podemos entregar essa área como era antes", analisa o secretário de Obras Públicas, Júlio Cesar Alves Ferreira. Em virtude desse rompimento o Parque do Bicão ficará fechado para visitação pública e prática de esportes até que as obras sejam concluídas.

 

ADOTE UMA PRAÇA – Em agosto do ano passado a Unimed São Carlos e a Prefeitura Municipal assinaram o termo de adoção no âmbito do projeto Adote uma Praça, onde a Unimed passou a ter responsabilidades na manutenção do Parque do Bicão. Por meio da parceria estão previstas reformas, manutenção e substituição, quando necessárias, dos equipamentos, porém no caso do rompimento da barragem a responsabilidade continua sendo da Prefeitura.

 

(02/01/2020)