COMISSÃO MUNICIPAL DE PRÁTICAS INTEGRATIVAS E COMPLEMENTARES E EDUCAÇÃO POPULAR EM SAÚDE DIVULGA INFORMATIVO PDF Imprimir E-mail

A Comissão Municipal de Práticas Integrativas e Complementares e da Educação Popular em Saúde (COMPICS & EPS), ligada a Secretaria de Saúde de São Carlos, lançou no início do mês o informativo “O compromisso com a saúde em São Carlos: a importância das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) e da Educação Popular em Saúde (EPS)”. O documento apresenta uma série de informações para a comunidade sobre as PICS e EPS no Sistema Único de Saúde (SUS).

 

“Reunimos informações sobre as PICS e EPS, detalhando alguns aspectos referentes a São Carlos, com o objetivo de informar a comunidade são-carlense o que são, de que forma as ações se integram ao SUS e como estamos em São Carlos em relação à implementação dessas duas políticas nacionais”, informou Maria Waldenez de Oliveira, professora sênior da UFSCar e integrante da Comissão Municipal.

 

Desde setembro de 2018, o Programa de PICS e EPS está regulamentado na cidade em Lei Municipal, sendo desenvolvido com o apoio da COMPICS & EPS, composta por representantes da sociedade civil, de instituições de ensino superior ou ensino profissional em saúde, de terapeutas de práticas integrativas, do terceiro setor e da rede municipal de saúde.

 

A Educação Popular em Saúde (EPS) é uma prática voltada para o trabalho do profissional de saúde que busca a valorização dos conhecimentos populares, das expressões culturais locais, da participação popular e ações coletivas.

 

Já as Práticas Integrativas e Complementares colaboram na promoção do cuidado, na prevenção de doenças e agravos, e na redução de sintomas físicos e mentais de forma complementar ao tratamento convencional. A Política Nacional de PICS prevê a possibilidade de oferta pelo SUS, de forma integral e gratuita, de 29 PICS à população.

 

“Em contexto de pandemia de COVID-19 as PICs se mostram importantes ferramentas para cuidar de profissionais de saúde e da população em geral. Assim como a EPS, no que se refere à organização de ações junto às comunidades, potencializando o trabalho na Atenção Básica”, explica Elisangela Gomes Barbosa dos Reis, enfermeira da Rede de Atenção Básica de Saúde e integrante da Comissão Municipal.

 

O informativo “Compromisso com a saúde em São Carlos: a importância das Práticas Integrativas e Complementares e da Educação Popular em Saúde” pode ser consultada no link (bit.ly/picsepssaocarlos).

 

 

(14/08/2020)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos