PROJETO MULHERES DE PEITO REALIZA ATENDIMENTO EM SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

A carreta móvel do Mulheres de Peito, projeto coordenado pela Secretaria de Saúde do Governo do Estado de São Paulo já está em São Carlos oferecendo, gratuitamente, exames de mamografias.

 

O vereador Dimitri Sean, que articulou juntamente com o deputado estadual Márcio Nakashimaa vinda do projeto para São Carlos, confirma que o serviço fará atendimentos até o dia 15 de fevereiro na Praça Maria Apparecida Resitano (Praça do Mercado Municipal).

 

As pacientes interessadas devem se dirigir até o local com RG e Cartão do SUS (Sistema Único de Saúde) e retirar a senha para ser atendida no mesmo dia. Estão disponíveis 50 senhas por dia, de segunda a sexta-feira, das 8h às 17h. No sábado, serão 25 senhas distribuídas, das 8h às 12h.

 

A Carreta Mulheres de Peito oferece mamografias grátis sem necessidade de pedido médico para mulheres entre 50 e 69 anos de idade. Também atende mulheres mais jovens, mas, neste caso, é obrigatório levar o pedido médico, além do RG e do cartão do SUS.

 

“A mamografia é um exame de extrema importância para a detecção precoce da doença e, assim aumentar as chances de cura”, afirma o deputado Márcio Nakashima.

 

De acordo com o secretário de Saúde, Marcos Palermo, as mulheres que apresentarem qualquer tipo de alteração no exame terão orientação da equipe e acompanhamento do Ambulatório Oncológico da Prefeitura de São Carlos. “O Ambulatório disponibiliza mais de 750 consultas por mês e oferecemos pelo SUS aproximadamente 800 mamografias por mês”.

 

“Queremos ampliar o acesso e incentivar as mulheres a realizarem exames de mamografia. Para isso, solicitamos a vinda da carreta. O serviço é excelente para a cidade, alertando as mulheres para a importância da realização anual do procedimento”, avalia o vereador Dimitri Sean.

 

Desde o início do Projeto Mulheres de Peito, em 2014, até o momento, as carretas já percorreram mais de 300 localidades, com a realização de mais de 215,6 mil mamografias, 7,4 mil ultrassonografias, 749 biópsias e encaminhamento de 2.073 mulheres para continuidade da assistência especializada em unidades estaduais.

 

(03/02/2020)