SÃO CARLOS TEM A MENOR TAXA DE MORTALIDADE NO TRÂNSITO ENTRE AS CIDADES COM MAIS DE 200 MIL HABITANTES PDF Imprimir E-mail

Nesta semana, o Núcleo de Estudos de Segurança no Trânsito (NEST) da Universidade de São Paulo (USP) divulgou as taxas de mortes no trânsito por 100 mil habitantes nos municípios paulistas com mais de 200 mil habitantes (nas cidades menores a acidentalidade viária não constitui, em geral, grande problema).

 

As populações foram obtidas no site do IBGE (Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística) e os números de mortes no trânsito, no site do Programa Respeito à Vida do Governo do Estado de São Paulo, levando em conta apenas as vias municipais, pois a gestão das “rodovias” é de responsabilidade do Governo Estadual (estradas estaduais) ou Federal (estradas federais).

 

No ano de 2019, os cinco municípios com melhor desempenho (maior segurança no trânsito) foram: Marília (1º), Americana (2º), Praia Grande (3º), São Carlos (4º) e Indaiatuba (5º). Os cinco de pior desempenho (menor segurança no trânsito) foram: Franca (22º), São Vicente (23º), São José do Rio Preto (24º), Araraquara (25º) e Guarujá (26º).  

 

Para uma avaliação estatisticamente mais representativa do desempenho dos municípios deve-se considerar a média dos anos de 2019, 2018 e 2017. Neste caso, os cinco municípios que apresentaram melhor desempenho (maior segurança no trânsito) foram: São Carlos (1º), Bauru (2º), Marília (3º), Região Metropolitana de São Paulo (4º) e Taubaté (5º). Os cinco de pior desempenho foram: Santos (22º), Araraquara (23º), Praia Grande (24º), Franca (25º)e São José do Rio Preto (26º). 

 

Para o secretário de Transporte e Trânsito de São Carlos, Coca Ferraz, as ações adequadas nas áreas de Engenharia (sinalização, semaforização e obras viárias), Educação e Fiscalização, além de uma sinalização “chamativa” e com estética adequada, fator que tem, comprovadamente, impacto indireto positivo no comportamento de condutores e pedestres, são fatores que fizeram com que São Carlos conquistasse o primeiro lugar no ranking da segurança no trânsito entre os 26 municípios paulistas.

 

“Conquistamos essa posição, primeiro, pelo apoio que recebemos do prefeito Airton Garcia e pelo envolvimento da população, que abraçou a causa graças, sobretudo, as campanhas nas escolas e a sinalização moderna e ‘chamativa’ e, segundo, pela competência e dedicação da equipe da Secretaria Municipal de Transporte e Trânsito, bem como dos nossos parceiros, como as secretarias de Segurança Pública, de Educação, Comunicação, Diretoria Regional de Ensino, Polícia Militar, entre outros organismos”, avaliou Coca Ferraz.

 

Confira as tabelas a seguir.Na tabela 1 são mostrados os números relativos ao ano de 2019 e na Tabela 2 a média dos valores considerando os três últimos anos (2017, 2018 e 2019). 

 

(31/01/2020)