PREFEITO AIRTON GARCIA RECEBE ENGENHEIROS DA FUNASA PDF Imprimir E-mail

O prefeito Airton Garcia juntamente com o presidente da Câmara, vereador Lucão Fernandes, recebeu na tarde desta quarta-feira (29/01), no Paço Municipal, os engenheiros da Divisão de Saúde Pública da Superintendência da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) em São Paulo, Arlindo Silva e Francisco Rodrigues.

 

A Funasa, órgão do Ministério da Saúde, desenvolve ações de saneamento em todo o país, atuando a partir de critérios epidemiológicos, sócio-econômicos e ambientais, voltados para a promoção e proteção da saúde. Na esfera federal, cabe à Funasa a responsabilidade de alocar recursos não onerosos para sistemas de abastecimento de água, esgotamento sanitário, manejo de resíduos sólidos urbanos e melhorias sanitárias domiciliares.

 

Os engenheiros sanitaristas estiveram em São Carlos a pedido do presidente do órgão em Brasília, Ronaldo Nogueira, com quem o prefeito Airton Garcia se reuniu na semana passada durante sua visita na capital federal.

 

“Na área urbana atendemos municípios com população inferior a 50 mil habitantes e em comunidades quilombolas e de assentamentos. Portanto podemos atender São Carlos com projetos voltados para a área rural com ações prioritariamente de saneamento. Promovemos as melhorias sanitárias domiciliares, a cooperação técnica, estudos e pesquisas e ações de saneamento rural. O risco à saúde pública está ligado a fatores possíveis e indesejáveis que ocorrerem em áreas rurais, e que podem ser minimizados ou eliminados com o uso apropriado desses serviços”, explicou o engenheiro Arlindo Silva.

 

Para o prefeito Airton Garcia o importante é que os engenheiros vieram conhecer a cidade e que alguns projetos, a partir dessas orientações, poderão ser apresentados ao órgão. “Todo dia avançamos um pouco mais, e receber os engenheiros da Funasa é uma satisfação para nós, pois acreditamos estar no caminho certo. Não interessa se somente podemos apresentar projetos para a área rural, o importante é que venham recursos para a cidade. Fomos até o presidente da Fundação para pedir a liberação de uma emenda parlamentar e ele nos ofereceu também esse apoio”, disse o prefeito.

 

Para o secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi, a reunião foi muito produtiva para a Prefeitura. “Vamos ter a possibilidade de encaminhar vários projetos para a Funasa nas áreas da saúde e meio ambiente, envolvendo saneamento na área rural. Vamos estudar todas as regras para encaminhar ações que podemos desenvolver com recursos do órgão”.

 

Já o secretário de Saúde, Marcos Palermo, pretende encaminhar projeto para a instalação de um laboratório de saúde pública para promover atividades voltadas para o controle epidemiológico e sanitário da população da área rural do município.

 

Também participaram da reunião o chefe geral da Embrapa Instrumentação, José de Mendonça Naime, Carlos Renato Marmo, analista de saneamento ambiental do Núcleo de Desenvolvimento Institucional da Embrapa, o diretor presidente do SAAE, Benedito Marchezin, o secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, o chefe de gabinete da Prefeitura, Carneirinho Pires, a chefe de gabinete da Secretaria de Cidadania e Assistência Social, Regina Granja e o diretor Fernando Oliveira.

 

(29/01/2020)