NASCE NO PARQUE ECOLÓGICO UMA DAS ESPÉCIES MAIS AMEAÇADAS DE MACACOS: SAUIM-DE-COLEIRA PDF Imprimir E-mail

Nascidos no último mês de dezembro no Parque Ecológico de São Carlos “Dr. Antônio Teixeira Vianna”, os dois pequenos primatas são representantes de uma das espécies amazônicas mais raras e que está entre as mais ameaçadas de extinção.

 

O Sauim-de-coleira (Saguinus bicolor), considerado um animal símbolo da capital amazonense, corre o risco de desaparecer em poucas décadas. Em liberdade, o primata é encontrado apenas em uma área de terra que compreende alguns quilômetros, entre três municípios do Amazonas: Manaus, Rio Preto da Eva e Itacoatiara.

 

Dados apontam que pelo menos 10 deles morrem por ano só na zona urbana de Manaus, devido à perda e fragmentação do seu habitat, atropelamento, eletrocussão, uma vez que sua área de ocorrência é restrita e vem sendo ocupada pelo crescimento desordenado da região metropolitana de Manaus.

 

O Saguinus bicolor consta na Lista Oficial da Fauna Brasileira Ameaçada de Extinção vigente, de 17 de dezembro de 2014, editada pelo Ministério do Meio Ambiente (Brasil/ MMA, 2014), como Criticamente em Perigo (CR). Já na Lista da União Internacional para Conservação da Natureza - UICN, na atualização realizada em 2015, a espécie foi classificada como Criticamente em Perigo (CR).

 

De acordo com Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos, o Parque Ecológico de São Carlos participa do Plano Nacional de Conservação e Recuperação do Sauim de Coleira, em conjunto com a Associação de Zoológicos e Aquários do Brasil e ICMBio. “O objetivo é colaborar com exemplares para que a espécie não seja extinta e venha a se recuperar”.

 

O corpo do Sauim-de-coleira tem um comprimento que varia de 20,8 a 28,3 cm. Se incluir a cauda, o corpo varia de 33,5 a 42 cm. Os machos pesam aproximadamente 428 gramas. A gestação dura entre 140 e 170 dias e as mães normalmente dão à luz a gêmeos. Os micos jovens são cuidados principalmente pelo pai e entregues à mãe apenas para amamentar.

 

Os dois filhotes recém-nascidos já podem ser vistos pelo público no recinto dedicado a espécie.O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.

 

(07/01/2020)