PREFEITURA DE SÃO CARLOS E UFSCAR REALIZAM MOSTRA DE EDUCAÇÃO AMBIENTAL PDF Imprimir E-mail

Mostra leva conscientização ambiental e propostas de sustentabilidade aos cidadãos e alunos

 

Nesta quarta-feira (11/12) foi realizada no auditório Bento Prado Júnior da Universidade Federal de São Carlos a cerimônia de abertura da Mostra de Educação Ambiental 2019, uma parceria entre Prefeitura de São Carlos, por meio das secretarias de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação e de Educação com a UFSCar.

 

O objetivo desta parceria é levar a conscientização ambiental aos alunos da rede municipal de ensino e mostrar propostas de soluções de sustentabilidade dos alunos de Engenharia de Produção da UFSCar para o município de São Carlos.

 

A reitora da UFSCar, Profª Drª Wanda Hoffmann, os secretários municipais de Educação, Nino Mengatti e de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, Jose Galizia Tundisi, o Profº Drº Sérgio Henrique Vannucchi Leme de Mattos e a Profª Drª Dalva Maria da Silva Mattos, ambos do Departamento de Hidrobiologia da UFSCar, o Profº Drº Murís Lage Júnior, coordenador do curso de Engenharia de Produção da universidade e a engenheira ambiental Gabriela Rahal de Rezende, compuseram a mesa de abertura do evento.

 

O secretário Tundisi falou sobre os objetivos da educação ambiental no município e a importância dos projetos de arborização e os recursos hídricos e sólidos. “A Mostra tem como objetivo fazer uma avaliação da cidade em termos da educação ambiental e dos projetos que o município está desenvolvendo”, explicou.

 

Já o secretário Nino Mengatti agradeceu a reitora da UFSCar pela capacidade de formular as políticas públicas. “Agradeço a reitora Wanda Hoffmann e a UFSCar pela realização das políticas públicas, sendo pioneira em parceria na educação ambiental. Esse projeto leva a universidade para dentro do poder público e coloca a Prefeitura a par dos trabalhos acadêmicos para o desenvolvimento de ações importantes na preservação do meio ambiente”, finalizou Mengatti.

 

A reitora Wanda Hoffmann também enalteceu a parceria com a Prefeitura de São Carlos em busca de melhorias do município e no fortalecimento do desenvolvimento da cidade. “A nossa parceria cada vez mais está sendo fortalecida porque os nossos alunos, professores e pesquisadores estão imbuídos em auxiliar na construção da educação, saúde, bem como, para colaborar na ciência e tecnologia do município. Desta forma a cidade se fortalece e se desenvolve”, ressaltou.

 

De acordo com o professor Sérgio Mattos a Mostra Ambiental é uma oportunidade para expor os projetos dos alunos de graduação do curso de Engenharia de Produção e ao mesmo tempo os professores apresentarem os seus trabalhos na área ambiental. “A ideia é mostrar os projetos dos alunos da universidade que podem ser implementados nas escolas e os professores da rede municipal de ensino apresentar os trabalhos que desenvolvem na rede de ensino, com o objetivo de trocar informações entre eles,” explicou o professor.

 

Segundo ele os trabalhos dos alunos de produção são relacionados ao reuso de água e reciclagem de materiais e que são projetos simples para que as pessoas possam utilizar as tecnologias disponíveis.

 

Além da apresentação dos trabalhos, a Mostra também contou com a exposição dos 50 anos do Serviço Autônomo de Água e Esgoto – SAAE São Carlos.

 

(11/12/2019)