ECOPONTO DO SÃO CARLOS VIII É REABERTO À POPULAÇÃO PDF Imprimir E-mail

Já está funcionado com nova gestão o Ecoponto do São Carlos VIII. A reinauguração do espaço foi realizada no sábado (9/11), com uma solenidade com a presença de autoridades, promotor, escoteiros e população.

 

“Tínhamos um problema crônico nesse local. Hoje, estamos entregando um espaço totalmente reformulado. Agora precisamos que a população nos ajude com o descarte adequado dos resíduos e também fiscalizando o despejo de lixo onde não pode”, disse o prefeito Airton Garcia.

 

Com o novo sistema, a empresa contratada controla o acesso, faz a triagem, classificação e destinação ambientalmente correta dos resíduos. O local passou por uma grande reforma: foi construída guarita, muro, refeito calçamento, baias, telhados, nova iluminação externa, além da pintura interna e externa.

 

“Um importante conquista. Estamos com uma nova gestão para o descarte regular dos lixos. O sistema de caçambas permite a separação dos resíduos e o destino correto dos materiais. Por exemplo, reciclados vão para a cooperativa, já os resíduos da construção civil vão para a usina da Prohab, massa verde para compostagem”, explicou Mariel Olmo, secretário de Serviços Públicos.

 

Ecoponto é um local adequado para receber móveis velhos; pequenas quantidades de entulho, restos de construção; reciclagem, podas e galhos de árvores. O volume máximo para descartar é de um metro cúbico de resíduos, o equivalente a uma caixa d´água de 1000 litros.

 

O promotor de Meio Ambiente e Urbanismo, Flávio Okamoto, explicou que há muito tempo existe um inquérito civil no Ministério Público que trata da questão do lixo e passa pelos ecopontos.  “A questão dos ecopontos não era boa. Era calamitosa. Estive aqui em várias oportunidades. Os moradores me relataram a situação degradante que tinham que conviver, aqui do lado tem uma unidade de saúde e não era possível manter essa situação”.

 

Segundo ele, foram várias tratativas com a administração, uma audiência pública foi realizada e foi estudada a possibilidade de tirar o ecoponto do São Carlos VIII. “A promotoria deu uma chance para a Prefeitura fazer como deve ser feito, como vemos hoje aqui. O compromisso é fazer do jeito certo e aqui está caminhando. Esse é o primeiro passo, para o próximo ano vamos instalar um centro de educação ambiental no terreno ao lado. Precisamos que nossas crianças tenham conhecimento da sustentabilidade”, contou o Flávio Okamoto.

 

A catadora de reciclagem e moradora do bairro, Ana Claudia de Castro, aprovou o novo local. “Para quem mora aqui é uma conquista. Estávamos marginalizados, a população de fora achava que aqui era um grande lixão. A reforma ficou ótima. Do jeito que estava aqui não tinha condições. Tinha rato, barata, mau cheiro, era um sofrimento. A população precisa ajudar com o descarte dos resíduos. E ter o cuidado de deixar os materiais separados do lixo”, solicitou.

 

Denúncias podem ser feitas na ouvidoria pelo 156. “O descarte irregular aqui era muito grande. Era difícil conviver com tamanha sujeira. Espero que a população tenha consciência do papel dela e se perceber algo errado denuncie”, disse ela.

 

João Eurípedes Gonçalves, serviços gerais, foi o primeiro a fazer o descarte no novo espaço. “A gente necessita de um local para jogar fora os materiais. Tem que descartar em algum lugar. Estamos numa nova fase, estava na hora”, afirmou.

 

Estiveram na solenidade os secretários da Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida, José Paulo Gomes, de Esporte e Cultura, Edson Ferraz; da Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa, de Segurança Pública e Defesa Social, Samir Gardini, Júlio Cesar Alves Ferreira, presidente da PROHAB, a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia, os vereadores Marquinho Amaral, Laíde Simões, Cidinha do Oncológico, o assessor parlamentar representando o vereador Ditinho Matheus, o Grupo Escoteiro São Carlos 251-SP, Coopervida, funcionários da Secretaria de Serviços Públicos e da empresa terceirizada.

 

Lembrando que o ECOPONTO do São Carlos VIII funciona de segunda a sexta-feira, das 8h às 18h e aos sábados e domingos das 8h às 12h.

 

(11/11/19)