SÃO CARLOS É SELECIONADA NO CIRCUITO CULTURAL PAULISTA PDF Imprimir E-mail

 

A Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria de Esportes e Cultura e do Centro Municipal de Cultura e Artes de São Carlos (CEMAC), foi comunicada nesta quarta-feira (16/10) que está entre os municípios selecionados na Chamada Pública 02/2019 para receber o Circuito Cultural Paulista.

 

O Circuito é um programa que promove a difusão artístico-cultural descentralizada no Estado de São Paulo, por meio da realização de apresentações e ações formativas com profissionais de comprovada relevância. Contempla apresentações de linguagens diversas, tais como: música, teatro, dança, circo, artes visuais, artes integradas, performance, literatura, entre outras. O programa é uma parceria entre a Secretaria de Cultura e Economia Criativa do Estado de São Paulo, a APAA (Associação Paulista dos Amigos a Arte) e os municípios do interior, litoral e região metropolitana selecionados por meio de Chamada Pública.

 

“Mais de 200 municípios participaram da Chamada Pública, sendo que 60 foram selecionados, entre eles São Carlos, para receber no mínimo três apresentações e ações formativas, a serem realizadas por profissionais e grupos de comprovada relevância no cenário artístico-cultural. Uma das apresentações deve acontecer ainda esse ano. As outras duas acontecerão em 2020”, explica Carlos Alberto Caromano, diretor de Cultura da Secretaria Municipal de Esportes e Cultura.

 

“A vinda do Circuito Cultural Paulista colabora para a formação de público, a ampliação do acesso à cultura e fortalecimento da cena local porque soma com diversas ações que tem sido fomentadas pelo município. Essa seleção representa um esforço continuado em trazer para a cidade artistas de renome de forma a ampliar o capital cultural da população gerando demanda por mais cultura na cidade e movimentando a economia. São Carlos investe hoje tanto na formação em projetos de iniciação às linguagens artísticas, como também na difusão e circulação de artistas da cidade, com eventos de pequeno porte regulares. A vinda do Circuito vem coroar esse processo trazendo artistas que, de outra forma, o município teria dificuldades em contratar”, avalia Edson Ferraz, secretário municipal de Esportes e Cultura.

 

As atividades que fazem parte da programação do Circuito Cultural Paulista são sempre gratuitas. Nos próximos dias o município deve assinar o convênio e receber a relação dos espetáculos.

 

(16/10/2019)