MÊS DO IDOSO É COMEMORADO COM INÚMERAS ATIVIDADES PDF Imprimir E-mail

 

Em comemoração ao Dia do Idoso, a Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social programou diversas atividades voltadas para a terceira idade em vários espaços do município. Na tarde desta terça-feira (15/10), uma grande confraternização aconteceu no Centro de Referência do Idoso (CRI) “Vera Lúcia Pilla”.

 

O Centro de Referência do Idoso é um espaço que oferece atendimento especializado e gratuito para as pessoas da terceira idade. “A terceira idade é público prioritário do trabalho preventivo da assistência social, sendo o Centro o principal equipamento de atendimento, com aproximadamente 200 idosos atendidos por mês pelo Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos, que conta com oficinas culturais e esportivas, além do trabalho socioeducativo”, explicou a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa Marques.

 

O Dia Internacional do Idoso foi instituído pela Organização das Nações Unidas (ONU) e é uma oportunidade para que as pessoas lembrem que a idade chega para todos, e que, com ela, novas dificuldades surgirão. Dados do Ministério da Saúde apontam que atualmente, os idosos representam 14,3% dos brasileiros, o que corresponde a 29,3 milhões de pessoas. Hoje, um dos maiores desafios dessa população é envelhecer com qualidade de vida.

Segundo o médico geriatra e diretor científico da Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (SBGG), Renato Bandeira de Mello, qualidade de vida é algo subjetivo: depende da percepção do indivíduo sobre o que é felicidade. Em entrevista a Agência Brasil, ele afirma que qualidade de vida na velhice está associada à vida ativa: a busca por hábitos saudáveis como atividade física, alimentação saudável; e a manter a mente estimulada com novas atividades. Outro fator associado à qualidade de vida na terceira idade são as relações sociais. “Isso significa contato com a família, amigos e colegas de trabalho”, resume Mello.

 

Por isso, a Secretaria de Cidadania e Assistência investe em ações que promovam a qualidade de vida dessa população. Além do CRI, o trabalho com a terceira idade também acontece nos centros comunitários com atividades esportivas e socioeducativas. O atendimento a terceira idade e suas famílias também acontece em diversos equipamentos da SMCAS, entre eles os CRAS, CREAS, Cadastro Único e Centro de Direitos Humanos.

 

Quem quiser conhecer o trabalho do Centro pode entrar em contato com o CRI através do telefone 3368-2970 ou pessoalmente na rua Joaquim Inácio de Morais, 370, na Vila Irene. O Centro funciona de segunda a sexta-feira, das 8h00 às 12h e das 13h30 às 17h.

 

Confira a programação do mês do idoso:

16/10/2019– 8h - Caminhada até Praça Outubro Rosa com saída do Centro de Referência do Idoso (CRI) na rua Joaquim Inácio de Morais, 370, Vila Irene;

16/10/2019- 9h às 10h30 - Aula de Culinária com receitas saudáveis com grupo de estagiários da Gerontologia/UFSCar no CRI;

17/10/2019– 9h - Vivência sobre envelhecimento com as famílias no CRAS Pacaembu;

18/10/2019- 14h às 16h - Aula Aberta de Dança Contemporânea no CRI - Integrando ações da Semana Aberta no CRI;

22/10/2019- 8h30 - Vivência sobre envelhecimento com as famílias no CRAS São Carlos;

29/10/2019- 14h - Vivência sobre envelhecimento com as famílias

No CRAS Aracy.

 

(15/10/2019)