EMEB JANETE MARIA MARTINELLI LIA SERÁ REFORMADA E AMPLIADA PDF Imprimir E-mail

A ordem de serviço para o início das obras de reforma e ampliação da Escola Municipal de Educação Básica (EMEB) Janete Maria Martinelli Lia, localizada na rua Paraná, nº 700, no Jardim Pacaembu, foi assinada nesta segunda-feira (26/8), pelo prefeito Airton Garcia e pelo secretário de Educação, Nino Mengatti.

 

Ampliação do refeitório, ampliação da cobertura do pátio externo, construção de uma nova sala de aula, construção de duas novas hortas, construção de novo playground, instalação de manta aluminizada e forro de PVC no pátio interno, implantação de novo bebedouro, substituição de dois toldos por coberturas metálicas e instalação de piso tátil são os serviços que serão realizados na escola a partir do dia 2 de setembro.

 

“O investimento será de R$ 275.802,69 com recursos do próprio município. A empresa vencedora do processo licitatório tem 180 dias para finalizar todos os serviços”, garante o secretário de Obras Públicas, Reginaldo Perionti.

 

A EMEB Janete Maria Martinelli Lia atende hoje 181 alunos matriculados do 1º ao 5º ano, sendo que 47 alunos do 1º ano são atendidos em jornada de tempo integral. “A partir do próximo ano, além dos alunos dos primeiros anos, também serão atendidos em tempo integral os estudantes matriculados no segundo ano. A previsão é de que em 2023 todos tenham sua jornada de aula ampliada”, disse o diretor da EMEB, José Maria Loureiro Diniz.

Para o prefeito Airton Garcia investir em educação é investir no futuro do país. “Estamos construindo novas escolas, mas também estamos investindo na melhoria das já existentes, inclusive fazendo pequenas ampliações nas que ainda tem capacidade para absorver novos alunos. Eu sempre falo que o caminho para a solução dos problemas do Brasil é a educação. Hoje, investimos mais do que a lei determina na área da educação. Estamos no caminho certo para zerar o déficit de vagas em todas as faixas etárias na rede municipal de São Carlos”, finalizou.

 

Já o secretário de Educação disse que essa é a sexta EMEB que está sendo reformada pela atual administração. “Quando assumi a educação a primeira coisa que fizemos aqui foi recuperar o Ginásio do Pacaembu, anexo a escola e que estava fechado. Agora vamos trabalhar no prédio da escola com a realização de vários serviços, sempre pensando em proporcionar o desenvolvimento pleno dos estudantes. Também já estamos trabalhando no processo licitatório e a próxima escola a receber uma grande reforma é a EMEB Antônio Stella Moruzzi, localizada no Tangará. A nossa intenção é até o próximo ano reformar as nove EMEBS, além dos Centros Municipais de Educação Infantil que também estamos melhorando, inclusive recuperando as piscinas”, finaliza Nino Mengatti.

 

O município oferece hoje mais de 15 mil vagas em 58 unidades escolares, sendo 48 Centros Municipais de Educação Infantil (CEMEIS), 9 Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBS) e 1 Escola Municipal de Educação de Jovens e Adultos (EMEJA).

 

NOVAS ESCOLAS– A Prefeitura também está construindo 4 novas escolas, sendo 2 no Eduardo Abdelnur (CEMEICarminda Nogueira de Castro Ferreira com capacidade para atender 200 alunos na educação infantil na faixa etária de 0 a 6 anos e a EMEB Ulysses Ferreira Picollo que está sendo construída em parceria com a Caixa Econômica Federal e vai atender 780 alunos no ensino fundamental), 1 no Araucária (EMEB Alcir Afonso Leopoldino com capacidade para atender de 200 alunos do primeiro ao quinto ano) e 1 no Planalto Verde (CEMEI Flávio Aparecido Ciaco com capacidade para atender 260 alunos da educação infantil na faixa etária de 0 a 6 anos).

 

Também participaram da solenidade de assinatura da ordem de serviço para início das obras da unidade escolar os vereadores Azuaite Martins de França e Daniel Lima, o secretário de Esportes e Cultura, Edson Ferraz, Leandro Severo, chefe de gabinete da SME, Cilmara Seneme Ruy, diretora pedagógica da SME, além de funcionários, professores e pais de alunos.

 

(27/08/2019)