GRUPO DE TRABALHO EM SEGURANÇA HÍDRICA REALIZA PRIMEIRA AÇÃO PDF Imprimir E-mail

 

Especialista canadense fará um curso para profissionais da área

 

O Grupo de Trabalho em Segurança Hídrica, criado por meio da portaria nº 003/2019, da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, realizará entre os dias 19 e 23 de agosto, das 8h30 às 12h30, no Auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA/SAAE), o curso internacional “Água, Saneamento e Saúde”.

 

Voltado para profissionais e estudantes da área, o curso será em inglês, ministrado pela professora-doutora, Banu Örmeci, da Universidade Carleton/Canadá. “Uma pesquisadora extremamente competente com inúmeros projetos internacionais na área de recursos hídricos”, contou o pesquisador e secretário de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação, José Galizia Tundisi.

 

O Grupo de Trabalho em Segurança Hídrica (GTSH) foi instituído com vários objetivos, entre eles: rever o Plano Municipal de Abastecimento de Água e Esgotamento Sanitário; estudar alternativas para abastecimento de água em São Carlos, nos próximos 10 anos; acompanhar os projetos de monitoramento, avaliação de impactos e demais processos decorrentes da Gestão Integrada de Recursos Hídricos do Município de São Carlos; preparar o Plano Estratégico de Gestão de Recursos Hídricos do Município de São Carlos, face possíveis mudanças globais, expansão urbana, usos múltiplos das águas superficiais e subterrâneas.

 

Além disso, o grupo vai acompanhar e promover projetos de educação da comunidade em recursos hídricos para impulsionar participação comunitária. “O grupo é bastante importante para acompanhar o desenvolvimento de projetos na área de recursos hídricos, bem como fazer o estudo estratégico da segurança hídrica em São Carlos. Com a demanda crescente por água, temos que ter alternativas estudadas para serem aplicadas no futuro”, comentou o secretário Tundisi.

 

O grupo é formado por representantes das secretarias de Meio Ambiente, Ciência Tecnologia e Inovação e da Saúde, do SAAE, do EESC, e Departamento de Física da USP-São Carlos, UFSCar, EMBRAPA e CIESP.

 

As inscrições para o curso devem ser feitas pelos e-mails Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .O auditório da Estação de Tratamento de Água (ETA/SAAE) fica na avenida Dr. Carlos Botelho, nº 1201, no Centro. 

 

(13/08/2019)