SOS ESCOLAR É APRESENTADO PARA PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO PDF Imprimir E-mail

O aplicativo SOS Escolar foi apresentado para diretores e profissionais da rede municipal de educação, na manhã desta sexta-feira (9/8), no Paço Municipal.

 

O APP foi desenvolvido pelo Departamento de Operações, Inteligência e Tecnologia da Secretaria Municipal de Segurança Pública em parceria com a Agência de Inovações da Universidade Federal de São Carlos para dar suporte às escolas da rede municipal de ensino. Em caso de emergência, basta “apertar” um botão para acionar os órgãos de segurança.

 

Os diretores das escolas municipais serão os usuários do SOS Escolar em casos de extrema urgência, em situações de risco de morte. “A partir da situação de Suzano, nós tivemos a preocupação de criar estratégias para minimizar uma crise daquele tipo. O aplicativo é um acionamento rápido do aparato de segurança pública, de forma imediata, instantânea e em tempo real”, explicou Samir Gardini, secretário de Segurança Pública e Defesa Social.

 

Mais uma vez, a Prefeitura de São Carlos recorreu a Universidade para o desenvolvimento de uma tecnologia com retorno a comunidade. “A parceria faz com que a universidade cumpra seu papel. Além de formar pessoas e gerar conhecimento, impacta a sociedade e interfere em políticas públicas e boas tecnologias para melhorar a vida das pessoas”, afirmou Roberto Ferraz Júnior, Pró-reitor de Extensão da UFSCar.

 

Para a Secretaria de Educação, o aplicativo nasce como uma ferramenta de prevenção. “A primeira e maior importância do aplicativo é a prevenção. A partir do momento que ele é inserido na vida das unidades escolares e na comunidade, ele se torna uma ferramenta de prevenção. As pessoas entendem que a escola não é mais um espaço vulnerável. Além disso, nos dá segurança para um eventual problema”, disse Cilmara Seneme, diretora do Departamento Pedagógico da Secretaria de Educação.

 

A partir de agora, a Secretaria de Segurança Pública irá até as escolas para realizar o cadastramento das pessoas que terão acesso ao APP. “O retorno da rede municipal foi bastante positivo. O aplicativo aumentou a sensação de segurança. São Carlos sai na frente com esse recurso e mais uma vez, com a Universidade Federal do nosso lado”, concluiu Samir Gardini. 

 

(09/08/2019)

 

 
 

Menu Notícias