PRESIDENTE DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DO ESTADO FALA SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL NO 2º CONEXIDADES
PRESIDENTE DO FUNDO SOCIAL DE SOLIDARIEDADE DO ESTADO FALA SOBRE INOVAÇÃO SOCIAL NO 2º CONEXIDADES PDF Imprimir E-mail

O presidente executivo do Fundo Social de Solidariedade do Estado de SP (FUSSP), Filipe Sabará, foi o palestrante no painel sobre “Inovação Social” realizado no fim da manhã desta quinta-feira (6/6) durante o 2º Conexidades, evento que está sendo realizado no Centro de Eventos CENACON, do Hotel Nacional INN, em São Carlos, até o próximo sábado, dia 8 de junho.

 

Sabará falou da promoção de autonomia e renda nas periferias com o oferecimento de cursos que capacitem e possibilitem a entrada no mercado de trabalho ou o caminho para o empreendedorismo e apresentou o novo projeto do Fundo Social. “Praça da Cidadania é um projeto que vai levar exatamente isso: capacitação profissional e empreendedorismo, através da economia e cuidados ambientais. Já iniciamos a implantação de duas unidades, uma no bairro do Capão Redondo, na Zona Sul da capital paulista, e outra no Jardim Santo André, em Santo André, no ABC. Nesses espaços coletivos ecológicos destinados à população em situação de vulnerabilidade social vamos promover capacitação profissional pelas novas escolas do FUSSP e geração de renda através de um programa de empreendedorismo regional. Nas unidades haverá espaços para cursos e oficinas, apoio jurídico, quadra poliesportiva, horta social, comércio, coworking, Wi-Fi, estação de gestão de resíduos e parque infantil, além de uma agência do Banco do Povo para análise e aprovação de microcrédito”, explicou o presidente do FUSSP.

 

Desde o início de abril, nos dois terrenos escolhidos para receber as unidades, já estão ocorrendo atividades que integram o projeto de construção. Em Santo André, por exemplo, já foram realizadas aulas de agrofloresta com a criação do jardim frutífero da unidade. Cursos de manicure e corte e costura também já foram ministrados no local.

 

A manutenção e administração das unidades serão feitas por um Conselho Gestor constituído pela comunidade, FUSSP, CDHU, prefeituras e demais órgãos envolvidos no projeto. A Praça da Cidadania tem custo aproximado de R$ 3 milhões e está sendo construída em parceria com a iniciativa privada.

 

A presidente do Fundo Social de Solidariedade de São Carlos, Lucinha Garcia, participou do evento e aproveitou para solicitar mais cursos de capacitação para São Carlos e a permanência das capacitações que já vinham sendo oferecidas através da Escola da Moda, Escola da Beleza, Padaria Artesanal, Construção Civil e Artesanato.

 

Em 2019, o Fundo Social de ampliou a parceria com o Senac e aumentou o número de cursos, porém pretende expandir o programa com novas parcerias com o FUSSP. Até o momento, 609 pessoas foram capacitadas por meio do Fundo Social de São Carlos.

 

(06/06/2019)