O NOME DELA É KÛARA PDF Imprimir E-mail

Encerrada a votação para escolha do nome do filhote de cervo do pantanal

 

A equipe do Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” divulgou nesta quinta-feira (6/6), o resultado da eleição realizada, por meio das redes sociais, para a escolha do nome do filhote de cervo do pantanal (Blastocerus dichotomus) que nasceu em São Carlos.

 

No total 358 pessoas votaram pela internet. O nome vencedor foi Kûara que recebeu 189 votos (52,8%), Atã ficou em segundo com 143 votos (39,9%) e Suaçuete recebeu 18 votos (5%), além de 4 votos em branco (1,1%) e 4 votos nulos (1,1%).

 

Kûara (em tupi significa sol) é uma fêmea que nasceu no último mês de março. Ela é 16º filhote da espécie que nasce em cativeiro em 20 anos de trabalho na reprodução de espécies ameaçadasno Parque Ecológico de São Carlos. O cervo do pantanal é uma espécie ameaçada de extinção que vem sofrendo séria redução em seu habitat, especialmente relacionado ao fechamento de usinas hidrelétricas, afetando de maneira importante as populações remanescentes.A gestação dura entre 251 e 271 dias, e as fêmeas dão à luz um filhote por vez.

 

“Daqui um ano, antes de atingir a idade reprodutiva,Kûara será encaminhada para outra instituição, mas por enquanto pode ser vista, acompanhada da mãe e do pai, no recinto com lago. A espécie se alimenta de capim, juncos e plantas aquáticas e frequentemente entra na água”, conta Fernando Magnani, diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal da Secretaria de Serviços Públicos, pasta responsável pelo Parque.

 

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.