SÃO CARLOS VAI SEDIAR, DE 4 A 8 DE JUNHO, O 2º CONEXIDADES PDF Imprimir E-mail

Foi lançada nesta quinta-feira (16/5), no Paço Municipal, a 2ª edição do Conexidades, Encontro Nacional de Parceiros Públicos e Privados - “Um Novo Brasil de Oportunidades” que será realizado em São Carlos de 4 a 8 de junho no Centro de Convenções do Hotel Nacional Inn. As inscrições podem ser feitas pelo site www.conexidades.com.br.

 

O Fórum promovido pela União dos Vereadores do Estado de São Paulo (UVESP) com apoio da Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER), Parlamento Regional Central e Câmara Municipal de São Carlos tem como temas em destaque a Sustentabilidade e Educação, Direito Público e Transparência nas Administrações Municipais, Tecnologia e Inovação, além do Turismo e Mobilidade Urbana, e visa possibilitar o encontro e a troca de ideias entre representantes da iniciativa privada com prefeitos, vice-prefeitos, secretários, vereadores, na presença das principais entidades reguladoras do poder público municipal, estadual e federal.

 

O lançamento oficial do Fórum foi realizado pelo presidente da UVESP, Sebastião Misiara, o presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, o secretário municipal de Governo, Edson Fermiano, representando o prefeito municipal Airton Garcia, o secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, além dos vereadores Moisés Lazarine, Azuaite Martins de França, Rodson Magno, Edson Ferreira, Dimitri Sean, a vereadora Bete do Broa da cidade de Itirapina, dos secretários municipais Mateus de Aquino (Comunicação), Glaziela Solfa Marques (Cidadania e Assistência Social), Samir Gardini (Segurança Pública e Defesa Social), José Paulo Gomes (Pessoa com Deficiência e Mobilidade Reduzida), Silvia Melo, Diretora de Comunicação da UVESP, entre outras autoridades e representantes dos sindicatos do segmento de alimentação.

 

A meta é aproximar o Poder Público, a iniciativa privada e a sociedade das discussões de tecnologia e inovação na gestão pública.

 

O presidente da UVESP Sebastião Misiara, ressaltou que São Carlos foi escolhida para sediar o evento porque houve a manifestação de vontade e apoio da Prefeitura e do Poder Legislativo, ação fundamental para a realização do Fórum. “O momento exige uma grande reflexão sobre o papel dos municípios e da sociedade. Hoje o município precisa ter instrumentos tecnológicos perfeitos, as Smart Cities, cidades inteligentes, que se conectam com a população em tempo real. São Carlos é a Capital Nacional da Tecnologia, isso induz que nos tratemos do assunto com o tema atual e São Carlos tem tudo para sediar um evento dessa natureza”, disse Misiara.

 

“Nós pretendemos pelo Departamento de Fomento ao Turismo, pela SMTER, junto com as demais secretarias, Câmara Municipal e aval do prefeito Airton Garcia, colocarmos São Carlos entre os municípios de grande visitação do Turismo, gerando grandes eventos, colocando a economia da cidade em aquecimento e em condições de gerar mais oportunidades de trabalho e de vida para as pessoas e o Conexidades traz essa condição. É um dos maiores eventos de iniciativa publico privada aonde o Brasil praticamente vai se encontrar em São Carlos de 4 a 8 de junho. Os debates certamente trarão qualidade nas gestões públicas de todo o pais”, ressaltou Bragatto.

 

O presidente da Câmara Municipal de São Carlos, vereador Lucão Fernandes, afirmou estar feliz por São Carlos sediar o Conexidades. “Eu me sinto feliz e realizado por estar conduzindo os trabalhos na Câmara Municipal, estar como presidente neste momento e receber na minha gestão, um evento dessa envergadura, onde estaremos tratando temas relevantes para a cidade de São Carlos e debatendo também experiências com outros municípios e instituições”, destacou Lucão Fernandes.

 

Falando em nome do prefeito Airton Garcia o secretário municipal de Governo, Edson Fermiano, cumprimentou os vereadores da Câmara Municipal, sob a liderança do presidente Lucão Fernandes, o presidente da UVESP Sebastião Misiara e o secretário Walcinyr Bragatto e colocou a Prefeitura de São Carlos a disposição das autoridades e entidades para que o 2º Conexidades seja um evento de sucesso e de bons debates e propostas na implementação de políticas públicas em benefício da população.

 

Confira os principais eventos do 2º Conexidades em São Carlos:

 

19h30 – Sessão Solene de Abertura: Airton Garcia Ferreira, Prefeito de São Carlos, Luis Carlos Fernandes da Cruz (Lucão), Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Sebastião Misiara, Presidente da UVESP, Marco Vinholi, Secretário de Estado do Desenvolvimento Regional, Célia Leão, Secretária de Estado dos Direitos das Pessoas com Deficiência, Roque Citadini, Presidente do Tribunal de Contas do Estado de São Paulo, Gilson Conzatti, Presidente da União dos Vereadores do Brasil, Agostinho Turbian, Presidente do Global Council of Sales Marketing (GCSM).

 

Quarta-feira dia 5/6:

9h – Painel Meio Ambiente e Sustentabilidade; Segurança de Vôo e Meio Ambiente: Desafios da Gestão de Resíduos Sólidos e da Segurança Aeroportuária; Equilíbrio necessário aos Empreendimentos em área de Segurança Aeroportuária com aterros sanitários, frigoríficos, abatedouros, entre outras atividades. Podemos conviver em harmonia com os aeroportos?

10h – Energia: Geração, Distribuição e Uso pelo Poder Público, Perspectivas da Gestão de Energia em âmbito municipal no Brasil; Ferrovia: Trilhos essenciais para o País; Apresentação de Case de Sucesso – Prefeitura de Jundiaí;

12h – Intervalo para almoço.

14h – Turismo – Eventos e Negócios – Brasil a Caminho de um Turismo Estruturado.

15h – Mesa Redonda – Turismo Itinerante – A Comissão de Turismo mais próxima de você; Desafios a superar para garantir a sustentabilidade na atividade turística.

16h – Perguntas e Dúvidas

16h30 – Consórcios Públicos: A solução para os municípios?

 

Quinta-feira 6/6

9h – Tecnologia e Inovação – O Impacto da Transformação Digital nas Pessoas e nas Cidades; A Transformação Digital e seu Impacto Global, A Transformação Digital e seu Impacto nas Pessoas, A Transformação Digital e seu Impacto nas Cidades.

10h – Fundo Social de São Paulo – Inovação Social – Promoção de Autonomia e Renda nas Periferias e Oferecer a População mais Vulnerável cursos que capacitem e possibilitem a entrada no mercado de trabalho ou o caminho para o empreendedorismo

11h – Educação – Um Novo Olhar; Cases: Exemplos que igualam as oportunidades na Educação.

12h – Intervalo para o almoço

14h – Força Aérea Brasileira – Ampliando Horizontes

16h Empreendedorismo – Gerando Benefícios e Oportunidades de Trabalho

17h15 – Apresentação Especial Esquadrilha da Fumaça

 

Sexta-feira 7/6 – Dia Dedicado ao Direito Público

9h – Painel Ética e Transparência na Gestão Pública – Integridade do Setor Público; O vereador e o controle social, uma parceria no pacto pelo Brasil.

12h – Entrega do Título de “Cidadão Honorário de São Carlos” ao Senhor Sérgio Ciqueira Rossi.

12h30 – Intervalo para o almoço

14h - Ministério Público de Contas e os Poderes Municipais

15h - Ministério Público – Estimular a Interação entre os Poderes

16h Tribunal de Contas da União: Pacto Federativo e os Desafios da Governança

17h – Ministério Público Federal: Por um Ministério Público Moderno e Municipalista

Sábado 08/6

9h – Habitação: Transformando Comunidades

10h – Momento Político: Reflexão sobre o Brasil que temos e o Brasil quem precisamos.

11h – Tirando dúvidas

11h30 – Sessão Solene de encerramento: Rodrigo Garcia – Vice-Governador do Estado de São Paulo, Cauê Macris, Presidente da Assembleia Legislativa do Estado de São Paulo, Airton Garcia, Prefeito Municipal de São Carlos, Luis Carlos Fernandes da Cruz (Lucão), Presidente da Câmara Municipal de São Carlos, Sebastião Misiara, Presidente da UVESP.

 

*A programação completa do 2º Conexidades pode ser consultada no site www.conexidades.com.br/programacao-1.

 

(16/05/2019)