NASCE FILHOTE DE CERVO-DO-PANTANAL NO PARQUE ECOLÓGICO DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

Um filhote de cervo-do-pantanal (Blastocerus dichotomus) que nasceu no dia 4 de março no Parque Ecológico, com mais de cinco quilos, já pode ser visto pelos visitantes. Esse é o 16º filhote da espécie que nasce em cativeiro em São Carlos.

 

“O cervo-do-pantanal é uma espécie ameaçada de extinção que vem sofrendo séria redução em seu habitat, especialmente relacionado ao fechamento de usinas hidrelétricas, afetando de maneira importante as populações remanescentes. Esse é 16º filhote que nasce aqui no Parque em 20 anos de trabalho na reprodução de espécies ameaçadas. É uma fêmea que daqui um ano, antes de atingir a idade reprodutiva, será encaminhada para outra instituição”, explica o biólogo do Parque Ecológico, Francisco Rogério Paschoal.

 

gestação dura entre 251 e 271 dias, e as fêmeas dão à luz um filhote por vez.Os cascos do cervo-do-pantanal podem ficar completamente abertos e as duas metades em que eles se dividem se mantêm unidas por uma membrana interdigital. Esses cascos evitam que o animal afunde no lodo.A galhada bifurcada tem cinco pontas em cada haste. São muito ariscos e se escondem durante o dia. A espécie se alimenta de capim, juncos e plantas aquáticas. O cervo frequentemente entra na água.

 

O Parque Ecológico “Dr. Antônio Teixeira Vianna” está localizado na Estrada Municipal Guilherme Scatena, km 2. O Parque é aberto para visitação pública gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30 e aos domingos, das 8h às 17h30, inclusive aos feriados. Outras informações podem ser obtidas pelo email Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. ou pelos telefones (16) 3361-2429 ou 3361-4456.

 

(10/04/2019)