MEIO AMBIENTE APRESENTA PROJETO PARA PRAÇA DO MERCADO PDF Imprimir E-mail

A Secretaria de Meio Ambiente, Ciência, Tecnologia e Inovação apresentou na tarde da última quarta-feira (3/4), uma proposta de projeto para a Praça Maria Aparecida Resitano, a “Praça do Mercado Municipal”. O projeto foi elaborado pelo Departamento de Gestão Ambiental (DGA) após solicitação da Secretaria de Transporte e Trânsito.

 

A proposta, além de promover a revitalização e requalificação do local, prevê a criação de um bolsão de estacionamento para ampliar a falta de vagas e atrair público para a região.

 

O projeto também leva em conta o Termo de Ajuste de Conduta das avenidas marginais (TAC Marginais) firmado em 2005 e que determina a elaboração e execução de projeto paisagístico urbano, requalificação dos usos das Praças (Pedro de Toledo, Voluntários da Pátria e do Mercado), bem como a elaboração e execução de projetos técnicos de combate às enchentes nesta região da cidade.

 

A primeira ação do projeto foi a retirada de 5 árvores, três condenadas e duas inadequadas ao local. “A medida foi tomada devido a problemas e os riscos oferecidos pelas árvores naquele canteiro. De imediato, serão plantadas 10 árvores adequadas ao local. Numa outra etapa, serão criados outros canteiros e plantados mais 8 árvores de grande porte, com instalação de bancos para que a população possa desfrutar daquela região” informou o engenheiro Francisco Porto Filho, do DGA.

 

Mesmo com as intervenções, a Praça continuará sendo palco de eventos. “O projeto contempla o estacionamento, mas havendo necessidade deixa de ser estacionamento e permite a população usufruir de um show”, contou Porto.

 

A revitalização da fachada do Mercado Municipal também foi estudada em parceria com a Fundação Pró-Memória e será realizada. O projeto também recomenda a troca para um piso permeável devido às enchentes ocasionais que acontecem na área.  “Há uma necessidade de substituição daquele piso por um piso permeável que auxilie num caso de enchente, diminuindo os efeitos do excesso de água”, comentou o engenheiro.

 

Na próxima semana, as novas árvores serão plantadas, serão alteradas as vagas em 45º e construído uma nova calçada. “A Secretaria de Serviços Públicos está trabalhando junto com outras secretarias na revitalização do local. E na próxima semana estaremos construindo uma nova calçada, alterando o estacionamento e também plantando as novas árvores já com 5 anos, portanto não iremos plantar mudas”, informou Mariel Olmo, secretario de Serviços Públicos.  

 

O projeto completo está de aprovação e deverá ser feito em etapas.

 

(04/04/2019)