BISPO DOM PAULO SE REÚNE COM SECRETÁRIOS PARA DISCUTIR POLÍTICAS DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA
BISPO DOM PAULO SE REÚNE COM SECRETÁRIOS PARA DISCUTIR POLÍTICAS DE ATENDIMENTO ÀS PESSOAS EM SITUAÇÃO DE RUA PDF Imprimir E-mail

O Bispo Diocesano de São Carlos, Dom Paulo Cezar Costa, participou na tarde desta quarta-feira (20), no Paço Municipal, de uma reunião com os secretários Edson Fermiano (Governo) e Glaziela Solfa (Cidadania e Assistência Social), para discutir a implantação de novas ações na política de atendimento às pessoas em situação de rua e de risco social.

 

A proposta, apresentada à Igreja Católica, pelos vereadores Roselei Françoso, Rodson Magno e Cidinha do Oncológico, se refere a criação de um novo espaço para a implantação de serviço de acolhimento institucional para pessoas em situação de rua e vulnerabilidade social em razão da falta de vínculo familiar. O município já oferece esse serviço por meio do Centro POP para 50 moradores em situação de rua, outros 50 frequentam a Casa de Passagem, programas coordenados pela Cidadania e Assistência Social. O Consultório de Rua da Secretaria Municipal de Saúde também atende moradores em situação de rua.

 

A ideia é achar um espaço para a criação de uma nova Casa Permanente com diversos serviços assistenciais. A Igreja apresentou duas áreas de interesse para abrigar o projeto: antiga escola SESI e Lions Clube. A Prefeitura ficou de viabilizar um espaço, reconhecendo a importância desse serviço como forma de promover a superação dessa situação que acomete a vida de muitas pessoas. “Vamos firmar essa parceria com a Igreja Católica e oferecer mais um espaço para esse público que estimamos ser hoje de 180 pessoas em São Carlos. É uma situação complicada, de muito preconceito e hoje também temos a crise econômica que faz com que muitas pessoas passem a vender produtos nos semáforos para o sustento da família, mas não necessariamente são moradores em situação de rua. Já intensificamos a nossa ronda social e a nossa intenção é fortalecer o serviço ainda no primeiro semestre desse ano”, afirmou a secretária de Cidadania e Assistência Social, Glaziela Solfa.

 

“A Igreja Católica tem uma visão alta do ser humano, criado a imagem e semelhança de Deus e que tem uma dignidade que precisa ser cuidada. Não podemos ignorar essas pessoas, esses filhos de Deus. Queremos unir todos os atores, no caso a Igreja e o Poder Público”, disse Dom Paulo.

 

Representantes da Divina Misericórdia, entidade que oferece serviços para moradores em situação de rua e diretores da Secretaria de Cidadania e Assistência Social também participaram da reunião.

 

(20/02/2019)