FEIRÃO DE NEGOCIAÇÃO DE DÍVIDAS ATENDE CERCA DE 600 CONSUMIDORES PDF Imprimir E-mail

Cerca de 600 consumidores participaram das negociações do 1º Feirão de Negociação de Dívida realizado pela Aliança Multissetorial São Carlos, no sábado (1º), na Estação Ferroviária.

 

Durante todo o dia, a Serasa Experian, ACISC, SAAE, Serviços Integrados do Município (SIM), Imobiliária Cardinalli e SEBRAEofereceram vantagens e condições exclusivas para o pagamento de dívidas. O Procon-São Carlos, OAB-São Carlos,Liga do Mercado Financeiro e Enactus USP-São Carlos orientaram o consumidor nas mais variadas áreas.

 

“O número de pessoas atendidas expressa como a questão da inadimplência é importante na cidade. Vimos aqui como a saúde financeira compromete a vidas das famílias e também a economia local. E a Aliança vem colaborar justamente com isso: reduzir a inadimplência e fortalecer a economia do município. O resultado do Feirão nos mostra que o trabalho colaborativo, com a participação de inúmeras instituições, vai fazer com que alcancemos nossos objetivos”, contou Silva Morais, integrante da Aliança Multissetorial São Carlos.

 

O Procon-São Carlos realizou mais de 30 atendimentos e a maioria com encaminhamento para o PAS (Programa de Apoio ao Superendividado). “Esse tipo de ação no município auxilia o consumidor a negociar suas dívidas com taxas de juros melhores. Assim o consumidor consegue quitar suas dívidas e sair da situação de inadimplência. Muitas dessas pessoas estão superendividadas e por isso nossa indicação foi integrar o PAS. O programa é oferecido pelo Procon e qualquer pessoa pode receber orientações”, afirmou Juliana Cortes, diretora do Procon e integrante da Aliança Mutissetorial São Carlos.

 

O SEBRAE-São Carlos, que também integra a Aliança, avaliou a ação como muito positiva. “O Feirão foi bastante significativo como ação para reduzir a inadimplência, principalmente pela participação de várias instituições do município. Foi o primeiro e acredito que a união dessas instituições vai proporcionar ações efetivas para a redução da inadimplência e melhorar a vida das pessoas”, falou Elton Yokomizo, gerente regional do SEBRAE São Carlos.

 

A OAB São Carlos atendeu vários consumidores com as mais variadas dúvidas. “Participar do Feirão foi bastante significativo para a OAB. Estamos sempre buscando ter uma postura proativa para proporcionar a população menos favorecida orientação jurídica gratuita”, disse Rosângela Gallo, presidente da Comissão de Cidadania e Ação Social da OAB São Carlos.

 

O 1º Feirão de Negociação de Dívidas é uma ação da Aliança Multissetorial São Carlos, um time formado por mais de 20 instituições privadas, públicas e terceiro setor, que juntas, buscam reduzir a inadimplência e fortalecer a economia local. Dados da Serasa Experian, apontam que em setembro de 2018, quase 40% da população adulta de São Carlos estava com dívidas atrasadas e negativadas, percentual alto e similar à média nacional.

 

Muitos consumidores aprovaram o Feirão. “Achei bom. Aqui consegui descobrir onde estão as minhas dívidas. Eu só sabia de uma”, disse um deles. “As dívidas me tiram o sono. Hoje, vejo uma possibilidade de conseguir pagar um pouco delas”, contou outro pedindo para não se identificar.

 

Outra consumidora, com dívidas no cartão de crédito, lamentou a falta dessas empresas. “Senti falta das empresas que representam os cartões de crédito. Acho que também deveriam fazer parte dessa negociação. Me resta ligar na central”, contou.

 

Quem não conseguiu participar do Feirão e precisa de orientações e auxilio para negociar dívidas pode procurar o Procon-São Carlos na rua Rui Barbosa, 1190 – Centro ou pelo e-mail Este endereço de e-mail está protegido contra SpamBots. Você precisa ter o JavaScript habilitado para vê-lo. .

 

(03/12/2018)