GOLIAS É HOMENAGEADO COM SELO E CARIMBO PDF Imprimir E-mail

O humorista são-carlense Ronald Golias foi homenageado com a emissão especial de um selo e carimbo dos Correios. A cerimônia de lançamento dos produtos foi realizada nesta sexta-feira (30/11), no CEMAC (Centro Municipal de Arte e Cultura) e contou com a participação de autoridades, amigos e comunidade.

 

A arte das peças filatélicas foi desenvolvida pelo cartunista, quadrinista e ilustrador Waldir Orlandeli. A emissão é composta de uma caricatura do ator Ronald Golias, representando de forma humorística gestos e hábitos de dois de seus personagens de mais sucesso. A roupa do desenho remete ao personagem Carlo Bronco Dinossauro, tipo irreverente e desprezível, preocupado apenas em aproveitar a vida, sempre vestindo um terno desalinhado e uma pequena gravata vermelha.

 

O rosto faz referência ao personagem Pacífico, tipo zombeteiro, brincalhão e debochado, que usava um boné com a aba virada. Um dos olhos está fechado, como dando uma “piscadinha”, simulando uma cumplicidade entre o observador e o personagem. O artista usou lápis e computação gráfica.

 

“É com muito orgulho e alegria que nos dos Correios realizamos o lançamento das peças filatélicas em homenagem ao Ronald Golias. Os Correios por meio da filatelia assumem mais uma vez o importante papel de registrar e divulgar esse momento na história cultural do Brasil. Por meio dessas peças, a história do humorista fica registrada no acervo filatélico brasileiro”, afirmou Juliana Muller dos Santos, representante dos Correios.

 

Representando a família de Ronald Golias, o historiador Luís Carlos Barbano, autor da biografia “Ronald Golias: O Gigante do Humor”, participou da cerimônia. “Estou feliz de estar aqui para poder realizar a cerimônia em homenagem ao Ronald Golias. Eu cresci com a referência humorística do Golias. Eu não conheci Golias pessoalmente, mas escrevi sua biografia e hoje, sou amigo da família. Em nome da família quero agradecer a todos por esse momento histórico”, disse Luis Carlos Barbano, biografo e fã de Ronald Golias.

 

Para o prefeito Airton Garcia, uma homenagem importante. “Nosso grande humorista também compõe o acervo dos Correios. Está eternizado em forma de carimbo e selo. E mais uma vez, leva o nome de São Carlos Brasil a fora”, disse ele.

 

No encerramento da cerimônia, a Trupe Topatu apresentou vários personagens interpretados pelo humorista Ronald Golias. O selo postal está disponível para franqueamento de correspondências e colecionadores.

 

GOLIAS- José Ronald Golias nasceu em São Carlos, passou pela rádio nacional, cinema e TV. Fez sucesso interpretando o Pacífico no programa “A Praça da Alegria” e Carlos Bronco Dinossauro trouxe destaque a “Família Trapo”. O humorista criou os bordões “O Cride fala com a mãe”, “Mestre! Ualaaaaa”. Foi um dos mais célebres humoristas brasileiros. Produziu programas como Bronco Total e SuperBronco, Bronco. Morreu em 2005, aos 76 anos.

 

Em 2007, a Prefeitura de São Carlos Inaugurou a Praça Ronald Golias, no bairro Cidade Aracy, em homenagem ao humorista, e, também fundou o Museu Ronald Golias, na casa onde Golias morou na rua Geminiano Costa, 401.

 

(30/11/2018)