SAMIR GARDINI APRESENTA PLANO MUNICIPAL DE SEGURANÇA PÚBLICA NA CÂMARA MUNICIPAL |
O futuro secretário municipal de Segurança Pública e Defesa Social, atual diretor de Política Institucional da Secretaria de Governo, coronel Samir Gardini, apresentou na tarde desta quarta-feira (28), em audiência na Câmara Municipal de São Carlos, o Plano Municipal de Segurança Pública.
O plano apresentado está localizado temporariamente no período da atual gestão (2017-2020), mas com projeção de continuação. A construção do projeto foi costurada por discussões com entidades envolvidas com a temática da segurança pública.
Aperfeiçoar o sistema de segurança pública do município por meio de um conjunto integrado de propostas e ações que articulem políticas de segurança, políticas sociais e ações de integração e colaborarão comunitárias, que contribuam para otimizar os recursos e meios destinados a prevenir e reprimir a criminalidade; reduzir a impunidade, coibir e desestimular as práticas violentas; atuar positivamente na indução da maior participação comunitária no combate a violência, resgatando o sentimento de segurança e tranquilidade do cidadão nos seus direitos essenciais como fator fundamental da qualidade de vida e integração nacional de políticas públicas efetivas para a segurança pública estão entre os objetivos do Plano de Segurança Pública.
Samir Gardini também falou das ações já realizadas na área da segurança pública como a reestruturação da Guarda Municipal, com a renovação da frota, de equipamentos e uniformes, inauguração da Base Avançada da Guarda Municipal “Edélcio Leme de Almeida”, localizada no antigo velório; implantação do Detecta, sistema de monitoramento inteligente, maior Big Data da América Latina, que integra bancos de dados das polícias paulistas, como os registros de ocorrências, Fotocrim (banco de dados de criminosos com arquivo fotográfico), cadastro de pessoas procuradas e desaparecidas, dados do Detran, registro de veículos furtados, roubados, clonados e outros relatórios inteligentes para a segurança pública; elaboração do projeto da nova estrutura e legislação da pasta; criação da Secretaria de Segurança Pública, entre outros.
Também falou das metas para 2019: implantação do plano de Carreira da Guarda Municipal; criação da ROMU (Ronda Ostensiva Municipal) que tem como objetivo o patrulhamento ostensivo no município com vistas ao uso e tráfico de drogas, combate a violência e criminalidade; digitalização administrativa da GM; ampliação do sistema de monitoramento e implantação Centro de Inteligência e Monitoramento Integrado; aprimoramento do trabalho da Defesa Civil, maior participação de São Carlos no Programa Cidades Resilientes com objetivo de diminuir os riscos de desastres, bem como firmar convênios que permitam ao município estruturar as atividades de segurança pública com o apoio das mais diversas instituições.
“Ainda estão previstos no Plano a atualização de legislações, reestabelecimentos e criação de fundos, treinamentos e capacitações, estudos, protocolos e pesquisas, investimento em infraestrutura no trânsito e ações de infância e juventude. O Plano Integrado de Segurança Pública é amplo e foi construído para promover a gestão das políticas públicas na área de segurança priorizando parcerias, ações preventivas e garantindo a manutenção dos direitos do cidadão”, finalizou Samir Gardini.
Ao final da Audiência o vereador João Muller enalteceu o trabalho das instituições ligadas à segurança pública no município e destacou a importância da aprovação, na sessão da última terça-feira (27), do projeto de reforma administrativa que criou a secretaria municipal de Segurança Pública, ouvidoria e corregedoria da Guarda Municipal. Ele afirmou que o Plano representa um avanço e destacou as perspectivas de destinação de mais recursos federais para a segurança pública nos municípios a partir do próximo ano. Ressaltou que o aprimoramento da segurança pública é medida “de extrema importância, principalmente para a população mais carente”.
A audiência foi presidida por João Muller e contou com a presença dos vereadores Moisés Lazarine, Robertinho Mori e Lucão Fernandes, além dosecretário municipal de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia, professor José Galizia Tundisi, do comandante do 38º. Batalhão da Polícia Militar, Tenente Coronel Wellington Alexandre de Souza, do Capitão PM Paulo Nucci, comandante da 1ª.Companhia da Polícia Militar, do Comandante da Guarda Municipal, Michel Yabuki e da comunidade em geral.
(28/11/2018) |