SECRETÁRIO NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUPERINTENDENTE DO TRABALHO ESTARÃO EM SÃO CARLOS PARA PARTICIPAR DE INAUGURAÇÕES DA PREFEITURA
SECRETÁRIO NACIONAL DE ECONOMIA SOLIDÁRIA E SUPERINTENDENTE DO TRABALHO ESTARÃO EM SÃO CARLOS PARA PARTICIPAR DE INAUGURAÇÕES DA PREFEITURA PDF Imprimir E-mail

alt

O Secretário Nacional de Economia Solidária, Natalino Oldakoski e o Superintendente Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, Marco Antonio Melchior estarão em São Carlos, na próxima quinta-feira (29), para inaugurar o Centro Público de Economia Solidária do bairro Cidade Aracy II e a Sala da Escola do Trabalhador e comemorar os 8 anos de atendimento da Casa do Trabalhador, espaços públicos gerenciados pela Prefeitura de São Carlos, por meio da Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER).

 

As autoridades serão recepcionadas pelo prefeito Airton Garcia, pelo secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto e pela Gerente Regional do Trabalho de São Carlos, Dra. Consuelo Generoso Coelho de Lima. A inauguração do Centro Público de Economia Solidária do Cidade Aracy será às 10h, na rua Reinaldo Pizani, s/nº, no bairro Cidade Aracy II e da Sala da Escola do Trabalhador na Avenida São Carlos, n.º 1.800, às 11h30.

 

O Centro Público de Economia Solidária do bairro Cidade Aracy II recebeu a denominação de “Paul Israel Singer” em homenagem ao economista e professor que se destacou nas pesquisas e ações acerca da Economia Solidária, que consiste em uma forma de produção, consumo e distribuição de riqueza centrada na valorização do ser humano. Paul Singer era considerado um ícone das políticas públicas de Economia Solidária desde sua implementação na Secretaria Nacional de Economia Solidária (SENAES), em 2003. Publicou vários livros sobre o tema e é referência para estudos sobre desenvolvimento local.

 

O Centro Público de Economia Solidária “Paul Israel Singer” vai agregar iniciativas de formação no campo da Economia Solidária, tendo como objetivo ser polo irradiador de políticas públicas e fomento aos empreendimentos. O Centro vai oferecer cursos permanentes de formação em Economia Solidária com o objetivo de atender cerca de 70 mil habitantes que moram na grande região do Cidade Aracy. As inscrições para os cursos já poderão ser feitas a partir de sexta-feira (30), no próprio Centro. Os interessados deverão levar documentos pessoais como CPF, RG, Carteira de Trabalho com número do PIS e comprovante de endereço atualizado.

 

altSala para Escola do Trabalhador - A partir desta quinta-feira (29), os trabalhadores que forem até a Casa do Trabalhador de São Carlos poderão buscar uma vaga de emprego, emitir a Carteira de Trabalho e Previdência Social ou dar entrada no Seguro Desemprego, obter informações e fazer a matrícula nos cursos oferecidos pela Escola do Trabalhador.

 

A Escola do Trabalhador é um programa do Ministério do Trabalho (MTb), uma plataforma de educação à distância que vai funcionar em espaço interno da Casa do Trabalhador para a qualificação de trabalhadores e o combate ao desemprego.

 

A Escola do Trabalhador oferece cursos para trabalhadores de todo o Brasil – o mais novo é o de Excel Avançado. As opções ao estudante são divididas em 12 eixos temáticos, focadas nas necessidades do mercado de trabalho brasileiro, como processo de trabalho e perfil do agente comunitário de saúde, higiene na indústria de alimentos, edição e tratamento de imagens, elaboração de folha de pagamento das empresas, função de agente de microcrédito, fundamentos e processos de gestão de recursos humanos, informática, inglês, cuidador de idosos, análise de riscos na construção civil, processos industriais, agente de viagens, empreendedorismo, português, espanhol, design gráfico, entre outros.

 

Os cursos são gratuitos e podem ser acessados de qualquer computador do Brasil no endereço http://escola.trabalho.gov.br. Não há pré-requisito para cursá-los e nem escolaridade mínima exigida. Os cursos tem carga horária a partir de 40 horas, tempo estimado como necessário para o trabalhador cumprir todas as tarefas, mas o conteúdo fica disponível para que a pessoa inscrita consiga concluir as tarefas com calma.

 

Ao final de cada curso, os trabalhadores passam por uma avaliação para receber o certificado de conclusão. O documento é emitido pela Universidade de Brasília (UnB), instituição responsável pela elaboração dos cursos.

 

Casa do Trabalhador - A Casa do Trabalhador “Antonio Cabeça Filho”, inaugurada em 2010, é um posto do Sistema Nacional de Empregos (SINE) formalizado através de convênio entre a Prefeitura Municipal de São Carlos, a Secretaria Municipal de Trabalho, Emprego e Renda (SMTER) e o Ministério do Trabalho. Desde sua inauguração já foram realizados 591.819 atendimentos, captadas 15.459 vagas de emprego e colocadas mais de 7.811 pessoas no mercado de trabalho.

 

É responsável por todo o processo de Intermediação de mão de obra e captação de vagas de emprego, oferecendo serviços como: cadastro, requisição do seguro desemprego, emissão de 1ª e 2ª vias da Carteira de Trabalho e Previdência Social (CTPS), além de cursos profissionalizantes e programas de orientação profissional como o Time do Emprego. Localizada na avenida São Carlos, n.º 1.800, no Centro, atende de segunda a sexta-feira das 8h às 17h. Para ser atendido o trabalhador deve apresentar documentos como CPF, RG, Carteira de Trabalho com número do PIS e comprovante de endereço atualizado. Os candidatos a uma vaga de emprego poderão cadastrar toda sua experiência profissional e qualificação para que, surgindo oportunidade no mercado de trabalho, possam ser encaminhados às empresas para entrevista.

 

(27/11/2018)