BUGIOS GANHAM NOVO RECINTO NO PARQUE ECOLÓGICO PDF Imprimir E-mail

Os quatro Bugios -Alouatta guariba clamitans - conhecidos também por bugio-ruivo ou barbado, estão de casa nova no Parque Ecológico “Drº Antônio Teixeira Vianna”, em São Carlos. O novo recinto, dividido em duas áreas, é interligado por uma passagem de fauna, uma espécie de “passarela” para animais muito usadas nas rodovias, que permitem o deslocamento de uma área a outra, sem passar pela faixa de rolagem, reduzindo as chances de atropelamentos.

 

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal as Secretaria de Serviços Públicos, Fernando Magnani, o Parque segue a tendência de zoológicos de outros países. “A ideia é dar o máximo de liberdade para o animal com segurança, inovando nos conceitos de abrigos para as espécies. Os animais do Parque não estão presos, estão alojados para que possam ajudar na sobrevivência da espécie e também para ser aproveitados na educação ambiental ensinando outras pessoas sobre a importância dos animais na natureza”, explicou Magnani.

 

Os bugios vermelhos da Mata Atlântica que estão no Parque Ecológico de São Carlos foram resgatados da natureza em situação de risco, passaram por um centro de triagem, foram agrupados e formaram família. “Eles não tiveram condições de voltar à natureza, mas os filhos e netos deles poderão”, afirma o biólogo.

 

Para o prefeito o importante é o bem estar do animal. “Além de um recinto adequado, os animais aqui recebem alimentos preparados de forma especial pelos tratadores e o carinho de todos. Parabéns a equipe do Parque que projetou e construiu esse belo recinto”, agradeceu Airton Garcia.

 

O secretário de Serviços Públicos, Mariel Olmo, lembrou que no próximo dia 29 outro recinto será reinaugurado. “Vamos entregar a reforma do recinto das onças. O Parque Ecológico é um cartão postal da cidade, em dois meses recebemos mais de 36 mil pessoas, portanto sempre é preciso investir em melhoramentos e em novas parcerias”, afirmou Olmo.

 

Também participaram da inauguração a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Lucinha Garcia, o assessor especial de gabinete, Antônio Carlos Catharino, a vereadora Laíde Simões, funcionários do Parque Ecológico e estudantes que visitavam o local.

 

O Parque Ecológico Municipal é aberto para visitação gratuita de terça-feira a sábado, das 8h às 16h30, domingo, das 8h às 17h30. Outras informações podem ser obtidas pelos telefones (16) 3361-4456 ou 3361-2429.

 

(23/11/2018)