DIEGO HYPÓLITO FAZ GINÁSIO LOTAR DURANTE COMPETIÇÃO DE GINÁSTICA ARTÍSTICA PDF Imprimir E-mail

Ginasta participou das provas de solo, cavalo e argolas na categoria Livre. Ao final, Hypólito posou para fotos e deu autógrafos aos fãs.

 

A presença do bicampeão mundial de solo Diego Hypólito na competição de Ginástica Artística nos 82º Jogos Abertos de São Carlos lotou o Ginásio da Escola Educativa na tarde da quarta-feira (21). Quase duas horas antes da apresentação, o público já se aglomerava para garantir um lugar de onde pudesse ver de perto o ídolo que representa a cidade de São Bernardo do Campo.

 

Na grade ao entorno das quadras, as crianças já estavam com papel e caneta nas mãos, só esperando o autógrafo. Vinicius Dotta, de 12 anos, chegou quase duas horas antes da apresentação de Hypólito.  “Estou esperando para ver os saltos e para tentar pegar autógrafo”, contou. Ele estava com o amigo Gabriel Silva, também de 12 anos. “Eu sempre ouvi falar do Diego e hoje vim aqui para conhecê-lo”, falou.

 

Raíssa Fortulan, de 11 anos, disse que até já pensou em fazer ginástica. “O que eu mais quero aqui é ver as apresentações e pegar um autógrafo. Se eu conseguir, vou ficar feliz”, ressaltou. Os olhares estavam vidrados nos ginastas já no aquecimento. E a cada salto de Hypólito, a meninada bradava. “É muito legal, eu adoro ginástica. Adoro ver os equipamentos e quando os atletas vão para o ar”, declarou Ana Clara Fragelli David, de 12 anos.

 

Hypólito chegou sorrindo e já no início atendeu parte dos fãs. Em seguida, foi se aquecer e se concentrar para as provas do dia. “Os Jogos Abertos são muito importantes, porque valorizam muito o esporte aqui no Estado de São Paulo. Eu fico muito honrado de ser paulista e ver que todo trabalho é feito das raízes de todas as classes sociais e de todos os cantinhos do estado. São Paulo é o maior formador da ginástica brasileira nacionalmente, então é muito importante participar nesta competição. Acho que todas as competições têm seu valor”, falou.

 

Vice-campeão olímpico no solo nos Jogos do Rio 2016, o ginasta também participou das provas de cavalo com alças e argolas, mesmo sem competir nesses aparelhos há mais de 11 anos. “Ultimamente tenho competido solo apenas. Só estou competindo nesses outros aparelhos hoje para ajudar minha equipe que não tinha o quadro de atletas total, então é um grande desafio, mas vou fazer o melhor que posso”, garantiu.

 

Para o técnico, Ricardo Yokoyama, a expectativa é que os atletas façam uma boa competição. “Eles estão preparados para mostrar o que treinaram”, afirmou. Segundo ele, os meninos vieram focados em um resultado de equipe. “Por isso é importante que estejamos unidos. A relação entre o ginasta e o técnico é tão importante quanto à relação entre o ginasta e a equipe toda, porque isso influencia os outros integrantes. E o Diego é uma pessoa muito fácil de lidar, nos demos muito bem desde que começamos o treino juntos em 2016”, relatou.

 

APOIO – Para Yokoyama, que iniciou seus treinos na ginástica aos 6 anos, começar cedo é importante; quanto maior o tempo de experiência na modalidade, melhor para o desenvolvimento. Mas existem outros fatores que também influenciam no resultado. “Dedicação, talento e o apoio da família, que precisa entender como é a vida do atleta e como apoiá-lo dentro de casa. Esse apoio foi o diferencial para mim”, falou.

 

E falando em apoio, a ex-atleta olímpica Maurren Maggi também fez questão de prestigiar o amigo em sua cidade-natal. “Minha motivação é sempre ver os atletas, apoiá-los e verificar o que tem sido feito e como estão maravilhosas as estruturas que temos montadas para os Jogos Abertos. Hoje também vim prestigiar o Diego Hypólito, que é um grande amigo, e a ginástica de uma maneira geral, que é minha paixão de infância”, contou.

 

OLIMPÍADAS 2020 EM TÓQUIO – Diego Hypólito disse que seu empenho na ginástica será grande em 2019. “Ano que vem tem competições bastante importantes que devo participar. Minha intenção é me classificar para os Jogos Olímpicos de 2020”, afirmou.

 

E para quem se inspira no bicampeão mundial de solo, ele tem um recado: “Jovens de São Carlos e do Brasil, não desistam dos seus sonhos nos obstáculos. Se caírem levantem-se de cabeça erguida e vão para o próximo obstáculo”, ressaltou.

 

COMPETIÇÃO – A competição de Ginástica Artística da 1ª Divisão continua hoje (22). Oito cidades participam das provas. Cada uma pode indicar até cinco atletas para competir nos aparelhos. No fim da tarde, já serão conhecidos os campeões da modalidade. “É bem visível esse crescimento técnico da modalidade e a cada ano as apresentações estão melhores”, observou o supervisor de Ginástica Artística no Estado de São Paulo, Ruben Rosário. As disputas acontecem partir das 14 horas, novamente no Ginásio da Escola Educativa.

 

(22/11/2018)