SÃO JOSÉ DOS CAMPOS É HEPTA NO CICLISMO NOS JOGOS ABERTOS PDF Imprimir E-mail

Classificação final é obtida a partir da somatória de pontos das seis provas da modalidade realizadas nos Jogos Abertos; Indaiatuba e Ribeirão Preto ficaram com ouro e prata, respectivamente, no masculino

 

O município de São José dos Campos é o campeão das provas de Ciclismo – masculino e feminino – na 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior, realizada em São Carlos. Esta é a sétima vez consecutiva que a cidade leva o ouro na modalidade, na categoria masculina. A categoria feminina também foi campeã sete vezes, porém em oito anos de disputas.

 

A classificação final leva em conta as seis provas de ciclismo realizadas nos Jogos Abertos: BMX, Mountain Bike XCO (Cross Country Olímpico), Velocidade Olímpica (em equipe), Velocidade Individual, Critério por Pontos e Resistência, esta última realizada na terça-feira (20), no Parque Eco-Esportivo Damha. Na classificação final da 1ª divisão masculina de ciclismo, Indaiatuba conquistou o segundo lugar e Ribeirão Preto o terceiro. Já na feminina, Santos levou a prata e Indaiatuba o bronze.

 

O clima na premiação era de muita alegria. O técnico de São José dos Campos, Francisco Manzo, não conteve a emoção quando abraçou o técnico do Santos, Claudio Diegues, amigo de longa data e parceiro de trabalho. “É uma sensação de alívio e de alegria por poder comemorar, mais uma vez, um título de Jogos Abertos junto com essa galera que se preparou durante o ano inteiro para esse dia especial. Nessas horas vemos o quanto vale à pena, e é um reconhecimento a nossos patrocinadores e um reconhecimento à Prefeitura de São José dos Campos, que nos apoia sempre e vem acreditando em nosso trabalho durante todos esses anos em que estamos juntos”, observou Manzo.

 

DESPEDIDA – Para quem esperava ver a equipe de São José dos Campos reunida nos Jogos Abertos do ano que vem, a notícia pode não ser das melhores. Mesmo depois de tantos ouros, em diversos campeonatos, a Prefeitura anunciou que vai encerrar o contrato com os atletas de alto rendimento.

 

“Ano que vem teremos uma renovação. Essa equipe que vocês estão vendo hoje encerra um ciclo de nove anos de parceria com a Prefeitura de São José. O trabalho será um pouco diferente, agora será um trabalho de base, e não mais de alto rendimento, e essa equipe retorna para Pindamonhangaba a partir de 2019”, explicou Manzo, que também é coordenador do Programa Municipal Atleta Cidadão, que revela jovens por meio do esporte.

 

RESISTÊNCIA – As disputas de ciclismo da 82ª edição dos Jogos Abertos do Interior terminaram nesta terça com a Prova de Resistência. Rodrigo do Nascimento, de Ribeirão Preto, foi o campeão da prova. “É uma sensação de alívio e de muita alegria, é uma corrida difícil, aqui estão os principais corredores do Brasil, e conseguir cruzar na frente é algo que me deixa muito grato”, comemorou.

 

Nascimento treina seis vezes por semana, de 50 a 200 quilômetros por dia. Ele estava muito bem preparado, mas disse que essa prova exige muito do atleta. “O percurso nesse local é muito duro, a subida da mata é bem difícil, um pouco técnica, estava escorregadia, mas a maior dificuldade é pela inclinação dela, é uma subida bem dura”, explicou.

 

O segundo lugar da prova foi conquistado por Lauro Chaman, de São José dos Campos. Campeão mundial paraolímpico e atual campeão brasileiro de contrarrelógio na categoria convencional, Chaman sente-se orgulhoso da prata. “Eu fico muito feliz, muito honrado porque quando eu cheguei, a galera estava comemorando, e isso é o que me motiva a treinar e correr com os ciclistas convencionais. É a amizade, é poder estar no meio deles e, claro, conseguir um resultado como esse me deixa muito feliz”, afirmou.

 

O terceiro lugar da 1ª Divisão foi para o atleta Wolfgang Felipe Hipólito, de Indaiatuba. Já no feminino, o ouro da prova de Resistência foi para a bicampeã brasileira de ciclismo, Luciene Ferreira da Silva, de São José dos Campos. A prata foi para Thayná de Lima, de Santos, e o bronze para Daniela Lionço, de Rio Claro, campeã da prova de Critério por Pontos.

 

(21/11/2018)