“BABI” É A ROBÔ MASCOTE DOS JOGOS ABERTOS DO INTERIOR PDF Imprimir E-mail

Competição vai reunir mais de 15 mil atletas em São Carlos

 

A Prefeitura de São Carlos revelou nessa quarta-feira, dia 31 de outubro, a mascote dos 82º Jogos Abertos do Interior, que a cidade irá sediar de 14 a 24 de novembro. ‘Babi’ é uma referência a ‘Horácio Baby Barioni’, descendente de italianos, carinhosamente chamado de “Babi”, militante desportista de “bola ao cesto”, cronista esportivo, incentivador e idealizador dos Jogos que dá nome a competição desde seu começo em 1936, em Monte Alto. A robô é um boneco feito de espuma, pesa 14 kg e tem 2 metros de altura. Ela estará presente durante a solenidade de abertura oficial e também percorrerá os locais de competição e premiação durante os Jogos.

 

Segundo o secretário de Esportes e Lazer de São Carlos, Edson Ferraz, a figura do mascote é uma tradição nos Jogos Abertos. “Temos certeza de que a ‘Babi’ vai divertir todos os ambientes por onde passar, principalmente as crianças. Falar em São Carlos é lembrar de tecnologia, e é justamente por isso que São Carlos é conhecida como ‘Capital da Tecnologia’. Em função dessa marca, nada melhor do que uma robô para representar de maneira mais clara e universal essa vocação e afinidade da nossa cidade, com suas universidades públicas e privadas como UFSCar, USP e UNICEP, centros de pesquisa, como as duas unidades da Embrapa, e as centenas de pequenas, médias e grandes empresas de base tecnológica”.

 

Todo o projeto de concepção, criação e construção, bem como o nome da mascote, tem a assinatura da Secretaria Municipal de Comunicação. De acordo com o secretário Mateus de Aquino, “Babi surgiu com a ideia de animar, contagiar, trazer humor e descontração. Ela vem pra ser a ‘cereja do bolo’, pra alegrar e ser o símbolo de representação da unidade em torno do esporte”.

 

Para o prefeito Airton Garcia, que recebeu ‘Babi’ em seu gabinete, os mascotes fazem parte dos eventos esportivos em todo o mundo. “Nos últimos anos eles têm ganhado mais destaque e se tornaram ainda mais conhecidos e com a ‘Babi’ na vai ser diferente. Ela vai animar o público antes e depois das partidas”.

 

Jogos em números- Durante os dez dias de disputas estarão em São Carlos mais de 15 mil atletas divididos em 1.830 equipes, 560 árbitros, 950 partidas de esportes coletivos, 26 modalidades e 40 locais de provas. 69 escolas municipais e estaduais serão adaptadas para alojamentos, 3 alojamentos coletivos serão montados, com participações já confirmadas de 218 municípios do Estado de São Paulo. É a terceira vez que a cidade sedia os Jogos Abertos do Interior. A primeira foi cinco anos após a criação da competição que, na época, era chamada de “Olimpíada Caipira”. Em 1940, São Carlos foi sede da quinta edição. Naquela ocasião, a cidade de Santos foi campeã. A grande contribuição para a história da cidade foi a realização dos Jogos de 1957, porque coincidiu com a comemoração do centenário de São Carlos. A abertura dos Jogos aconteceu junto com o desfile de comemoração do aniversário da cidade, e teve, inclusive, a presença do presidente Juscelino Kubitschek e do governador do Estado, Jânio Quadros.

 

(31/08/2018)