ESPÉCIE RARA DE MACACO NASCE NO PARQUE ECOLÓGICO DE SÃO CARLOS PDF Imprimir E-mail

O Sagui-Pigmeu é a menor espécie de macacos do mundo

 

Mais uma vez o Parque Ecológico de São Carlos consegue a reprodução da menor espécie de macaco do mundo, o Sagui-Pigmeu (Cebuella pygmaea), também conhecido como “Sagui-Leãozinho”, de pelagem acastanhada, mede apenas 15 centímetros de comprimento (excluindo os outros 15 centímetros de cauda) e pesa 130 gramas.

 

Os dois filhotes recém-nascidos de Sagui leãozinho, após uma gestação de cerca de 130 dias, ficam grudados na mãe, e são cuidados por todo o grupo, o local é um dos poucos a manter e reproduzir esta espécie no Brasil.

 

Devido à sua pequena dimensão, e seus movimentos rápidos, é muito difícil de observar na natureza. Encontrado na Floresta Amazônica no noroeste do  Brasil  e em áreas da Colômbia e Equador, é tão pequeno que alguns índios o deixam no cabelo para que cate piolhos e outros bichinhos. Este sagui é ótimo escalador de árvores, devido às suas garras e à sua longa cauda que o ajuda a manter o equilíbrio. A sua alimentação consistem de frutasfolhasinsetos e seiva das árvores, que bebem após roer a casca com seus dentes incisivos. Usam uma variedade de sons para se comunicar uns com os outros.

 

No Parque Ecológico de São Carlos, esta espécie recebe cuidados especiais, assim como todos os outros animais abrigados no local, mas como são animais amazônicos eles recebem uma boa dose de atenção extra, principalmente devido ao clima, pois como São Carlos no inverno tem um clima frio, os animais tem em seu recinto um sistema próprio de calefação.

 

De acordo com o diretor do Departamento de Defesa e Controle Animal, Fernando Magnani, o Parque Ecológico de São Carlos mantém mais de 10 exemplares no momento. “Já nasceram 20 filhotes em todo o tempo de manejo e cuidados com a espécie, inclusive enviamos animais nascidos em São Carlos para o Acre, em uma ação importante de conservação da biodiversidade”.

 

O Parque Ecológico de São Carlos fica aberto de terça a domingo das 8h às 16h30, inclusive aos feriados.

 

(31/10/208)