ESCOLAS REALIZAM ATIVIDADES DO PROJETO LEITURA COM PARTICIPAÇÃO DA COMUNIDADE PDF Imprimir E-mail

Apresentações musicais, teatro, desenhos, exposições de artesanatos, máscaras, pinturas e uma série de outras atividades do Projeto Pedagógico de Leitura estão sendo apresentadas para a comunidade, durante o mês de outubro, nas Escolas Municipais de Educação Básica (EMEBs), de São Carlos. Nesta quinta-feira (11), o prefeito Airton Garcia, acompanhado dos secretários de Esportes e Lazer, Edson Ferraz e de Agricultura e Abastecimento, Deonir Toffolo, visitaram as escolas Afonso Fioca Vitali (CAIC)eAntônio Stella Moruzzi, no bairro Cidade Aracy.

 

“Estou muito feliz com o que vi. As escolas se transformaram a partir do projeto de leitura. Os alunos estão animados com a atividade e os pais participando. Em várias salas presenciei a empolgação das crianças em verem os trabalhos expostos”, afirmou o prefeito Airton Garcia.

 

O Projeto Pedagógico de Leitura foi adotado pela rede municipal de ensino em 2018. Ele possibilita a organização de situações didáticas com o propósito de desenvolver nos estudantes as competências de leitura e escrita, o gosto pela leitura, bem como o contato com o mundo letrado.

 

As atividades foram desenvolvidas ao longo do ano e os produtos finais estão sendo apresentados nas unidades escolares, em eventos abertos a comunidade, durante o mês de outubro. “Hoje, quero agradecer o comprometimento de todos: professores, supervisores, diretores e alunos. A educação não se desenvolve sozinha e sim com o esforço de todos. Esses trabalhos demonstram como é possível aprender de forma lúdica os mais variados temas”, afirmou Nino Mengatti, secretário de Educação.

 

Na escola Afonso Fioca Vitali (CAIC), os temas escolhidos foram “Poesias” de Vinícius de Morais, Tatiana Belinky e outros; livros de Ruth Rocha, Africanidades com o livro “Gosto de África” de Joel Rufino dos Santos, “O Pequeno Príncipe” de Antoine de Sainte-Exupéry, livros de Ziraldo, Maurício de Souza, Ana Maria Machado, “Contos de Assombração”, “Maria vai com as outras” de Sylvia Orthof, entre outros temas.

 

Já na escola Antônio Stella Moruzzi, os alunos trabalharam comcordel, sarau, apresentações de poesias, leitura da rádio e exposições de cartazes. As atividades produzidas pelos alunos como parlendas, adivinhas, poesias e quadrinhos exploraram a temática do aniversário de 20 anos de existência.

 

Visando o desenvolvimento das competências de leitura, escrita e matemática, a Secretaria de Educação também aderiu aos Programas Mais Alfabetização, Ler e Escrever, Educação Matemática nos Anos Iniciais e ao Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

 

(11/10/2018)