MARCO MELCHIOR VISITA SÃO CARLOS E ACREDITA NO DIÁLOGO TRIPARTITE PDF Imprimir E-mail

“Desde julho de 2018 a Superintendência do Trabalho de São Paulo é a Casa do Trabalhador e está aberta a todos”. Foi com essa frase que o auditor Marco Antonio Melchior, novo Superintendente Regional do Trabalho no Estado de São Paulo, definiu como está sendo conduzida a gestão da Superintendência na capital paulista.

 

Melchior visitou São Carlos na manhã de terça-feira (9) e participou, na sede da Gerência Regional do Trabalho da 4ª Reunião Ordinária da Comissão Municipal de Emprego (CME) que reuniu representantes dos empregadores, empregados e do Poder Público. Ressaltou que já conhecia São Carlos como chefe da fiscalização há nove anos no Estado de São Paulo e voltou para visitar a GRT como Superintendente.

 

Falando sobre os mais de 70 dias de trabalho a frente da Superintendência, Melchior acredita que o dialogo tripartite é fundamental. “O triangulo tem que ser o Governo, representado pelo trabalho realizado pela Superintendência em São Paulo, os sindicatos laborais e os sindicatos patronais. Eu sinto que a construção de um objetivo comum vai pelo dialogo e os três setores tem que estar juntos nesta caminhada, então o dialogo é tudo, eu sendo auditor fiscal do trabalho sei a importância que é ter a casa aberta. Peguei uma superintendência que há 13 anos não tinha um superintendente de carreira, é minha obrigação como ente e funcionário público que a Superintendência seja aberta a todos e realmente é isso que nós temos feito, recebido sindicatos, servidores, enfim, a casa é de todos e para mim é uma felicidade poder fazer este tipo de trabalho”, destacou Melchior.

 

A Gerente Regional do Trabalho, Consuelo Lima, explica que a visita foi significativa porque demonstra todo o interesse do novo superintendente em reorganizar o Ministério do Trabalho como um todo, como instituição única estruturando as suas regionais, cumprindo seu papel social e realizando o potencial de transformação das relações de trabalho.

 

Sobre a disposição de Melchior de priorizar o diálogo e oferecer portas abertas da Superintendência, Consuelo disse que “estamos extremamente felizes com esse posicionamento, já tivemos na prática a vivência de como mudou essa visão de portas abertas e de transformar realmente o Ministério do Trabalho na Casa do Trabalhador, para nós foi uma mudança significativa e estamos contentes com essa postura”.

 

O secretário municipal de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto, explicou que a Comissão Municipal de Emprego (CME) está bem organizada e bem representada por todos os setores. “Ela é tripartite, tem órgãos de governo, dos sindicatos dos trabalhadores e também dos empregadores e a presença do Marco Antonio Melchior é extremamente positiva, uma nova disposição da Superintendência Estadual”, frisou o secretário.

 

Bragatto lembra que Melchior é servidor de carreira, de um quadro de pessoas que atua de forma muito construtiva junto ao Ministério do Trabalho e das novas perspectivas nos encaminhamentos da SMTER. “Nós temos uma aproximação, dialogo, o superintendente hoje trabalha de portas abertas recebendo a todos, dialogando e dando agilidade aos encaminhamentos. É tudo que precisávamos para melhorar a nossa condição de representatividade. São Carlos se sente muito bem contemplada pela presença do superintendente do Ministério do Trabalho, nós temos vários encaminhamentos sendo feitos, para melhorar inclusive o nosso atendimento em prol do trabalhador”.

 

Durante a 4ª Reunião Ordinária da CME foram discutidos informes da 255ª Reunião da Comissão Estadual de Emprego, envio do Plano de Trabalho Anual, a composição do novo mandato da Comissão Municipal de Emprego, entre outros encaminhamentos.

 

O presidente da Comissão Municipal de Emprego, Antonio Lopes Bastos, definiu como muito prazerosa a missão de estar como presidente da CME. “Agora eu estou passando o cargo, agradeço a todos pelo trabalho e Dra. Consuelo por ceder o espaço para realizarmos a nossa reunião”, disse Bastos.

 

(09/10/2018)