FUNDO SOCIAL LANÇA CAMPANHA OUTUBRO ROSA NESTA SEGUNDA-FEIRA PDF Imprimir E-mail

O Fundo Social de Solidariedade de São Carlos lança na próxima segunda-feira, dia 1º de outubro, às 17h, no auditório do Paço Municipal, a Campanha Outubro Rosa, movimento que vem ganhando força a cada ano com o objetivo de levar conscientização sobre a prevenção do câncer de mama.

 

Na abertura da campanha, além de orientações, coletiva a imprensa, vai ter apresentação do coral e orquestra do Grupode Apoio Interdisciplinar de Câncer de Mama (GAICAM). Também será aberta a exposição “Extravaganza Superação Rosa”, do fotógrafo Carlos Matos, retratando mulheres que fazem parte do GAICAM e a superação dessas mulheres que tiveram o tumor, mas que com fé, ousadia, criatividade e alegria de viver, superaram o tratamento e hoje auxiliam outras mulheres que enfrentam a doença.

 

Já no dia 6 de outubro estão programadas várias atividades na Praça Outubro Rosa, localizada no Jardim Ricetti. Durante toda manhã serão realizadas rodas de conversas com especialistas e também oferecidos serviços de maquiagem e design de sobrancelhas. A programação continuará durante todo o mês de outro e poderá ser conferida a partir da próxima semana no site da Prefeitura de São Carlos.

 

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade,Lucinha Ferreira Garcia da Silva, toda a programação é pensada para conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce do tumor. “Por isso vamos oferecer palestras sobre o tema, desde o diagnóstico até o tratamento, bem como a oportunidade de fazer a mamografia, exame pelo qual a doença é confirmada ou não. Esse ano também teremos novidades na Caminhada que acontecerá no período da tarde e será finalizada com um show musical na Praça do Mercado”, conta a presidente do Fundo Social.

 

A caminhada será no dia 27 de outubro, às 16h, com concentração e saída na Praça Coronel Salles. Para ter direito a “Camiseta Rosa” é necessário trocar um produto de higiene pessoal por um ticket. A data do início da troca será divulgada durante o lançamento da campanha.  A camiseta será entregue no dia da caminhada, 27 de outubro, a partir das 16h, na Coronel Salles.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens, e quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. Em São Carlos a Prefeitura disponibiliza pelo SUS mais de 800 exames de mamografias por mês.

 

(26/09/2018)

 

  • Image folder specified does not exist!
  •