DE OLHO NUMA MELHOR PONTUAÇÃO, SÃO CARLOS SEDIA CAPACITAÇÃO DO VERDEAZUL PDF Imprimir E-mail

São Carlos sediou na última semana, a primeira capacitação Programa Município VerdeAzul (PMVA) 2018. Durante dois dias, quase duzentas pessoas, de 33 municípios, participaram das atividades que ocorreram no auditório da Embrapa Instrumentação Agropecuária.

 

“Sediar a capacitação do Programa dá oportunidade para os gestores trocarem informações e conhecerem mais de perto as ações e requisitos do VerdeAzul. Esse treinamento vai ajudar no aperfeiçoamento do município de São Carlos que busca uma melhor colocação no ranking ambiental”, afirmou o profº drº José Galisia Tundisi, secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia.

 

O Município VerdeAzul é um programa ambiental estratégico da Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SMA), que estimula ações ambientais locais e avalia o desempenho do município ano a ano. O PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental municipal, regional e estadual. “O Programa VerdeAzul eleva a qualidade de vida das cidades. Cerca de 80 tarefas são definidas pelos representantes dos municípios durante as capacitações. O município que fizer as tarefas bem feitas e tirar nota acima de 80 passa de ano, quem não fizer fica de segunda época”, contou José Walter Figueiredo Silva, coordenador estadual do Programa Município Verde Azul.

 

São Carlos está trabalhando para melhorar as ações ambientais e subir no ranking.  “As ações não são apenas para o ranking. Queremos que a cidade se torne mais sustentável em relação ao meio ambiente. Além disso, com a certificação, a Prefeitura tem acesso a recurso para investir no meio ambiente”, afirmou Anna Paula, interlocutora do Programa Município VerdeAzul.

 

Para o prefeito Airton Garcia, a cidade está avançando no quesito meio ambiente. “Temos pessoas capacitadas para atuar na área do meio ambiente. O professor Tundisi e sua equipe tem feito um grande trabalho. Com a participação de todas as secretarias certamente vamos subir bastante no ranking ambiental”, disse ele.

 

O munícipio de Lençóis Paulista está na 34ª colocação e segundo o interlocutor do Programa, Helton Damaceno, o trabalho em conjunto é fundamental. “Nós trabalhamos em várias frentes, organizamos e articulamos com as diretorias. Isso porque as diretivas pedem isso: que cada um faça o seu papel. Não é a Diretoria do Meio Ambiente VerdeAzul, é o Município VerdeAzul”, destacou Helton.

 

Para Vanessa Cerqueira, gestora da Mata do Jacaré, o Município VerdeAzul é fundamental para as unidades de conservação. “O programa agrega os municípios em torno das áreas de preservação, além de combinar as ações. Do outro lado, as unidades de conservação podem auxiliar nas diretivas nas ações que estão ocorrendo e as futuras. Que ganha com tudo isso? O meio ambiente”, afirmou ela.

 

A primeira qualificação acontece em junho e o município precisa alcançar nota mínima de 40 pontos. A certificação acontece no final do ano e é necessário ter nota mínima de 80.

 

(22/01/2018)