COMDEMA FAZ MOÇÃO DE PESAR E SUGERE CRIAÇÃO DE CONCURSO FOTOGRÁFICO EM HOMENAGEM A HAROLDO PALO JR. PDF Imprimir E-mail

O Conselho Municipal de Defesa do Meio Ambiente de São Carlos (Comdema) aprovou em sua última reunião ordinária de 2017, uma moção de pesar ao falecimento do fotógrafo da natureza Haroldo Palo Júnior. Na mesma reunião, foi aprovada a criação de um concurso fotográfico com o nome do profissional.

“A proposta é prestar uma homenagem a esse grande fotógrafo. Queremos promover em parceria com outras instituições públicas e privadas, um concurso anual com o nome: Concurso Haroldo Palo Junior de Fotografia da Natureza de São Carlos”, afirmou o secretário de Desenvolvimento Sustentável, Ciência e Tecnologia e coordenador do Comdema, Prof. Dr. José Galizia Tundisi.

Haroldo Palo Júnior morreu em novembro passado. Radicado em São Carlos desde a década de 70, Haroldo nasceu em Lins e veio estudar engenharia elétrica, na USP-São Carlos. Na cidade, iniciou sua carreira como fotógrafo se especializando em fotografia de natureza. Participou de quatro expedições à Antártida, uma delas com Amir Klink. No documentário “Planeta Terra” da BBC foi o responsável pelo conteúdo referente ao Brasil. Calmo e didático, Haroldo estimulou e orientou muitos jovens a seguir o caminho profissional da fotografia. “As fotografias e vídeos de Haroldo Palo Júnior elevaram o nome de São Carlos nacional e internacionalmente. Encantaram, encantam e encantarão milhões de pessoas em todo Planeta, mas, fundamentalmente, contribuiu, direta e indiretamente, para a preservação de ambientes silvestres no Brasil e no mundo”, disse o professor Tundisi.

As diretrizes de como será articulado o concurso serão discutidas na próxima reunião do Comdema.

 

(03/01/2018)