OUTUBRO ROSA TERÁ PALESTRAS, RODAS DE CONVERSAS, EXAMES E CAMINHADA PDF Imprimir E-mail

O Fundo Social de Solidariedade, em parceria com as secretarias de Saúde e Cidadania e Assistência Social, lançou na tarde desta segunda-feira (2), a Campanha Outubro Rosa. Entre as ações, a Caminhada Outubro Rosa, exames, rodas de conversas e palestras.

 

A Campanha alerta para a necessidade do diagnóstico precoce da doença. “Outubro é o mês para chamar a atenção. O autoexame e a mamografia devem fazer parte da rotina feminina.As mulheres também precisam cuidar do peso e fazer atividade física, já que esses fatores estão relacionados à doença”, afirmou Rosária Mazzini, presidente do Fundo Social de Solidariedade.

 

“Essa campanha é importante e necessária. Eu gostaria de pedir para que as mulheres aproveitassem esse mês de outubro para buscar informações e orientações sobre o câncer de mama. É sempre mais simples tratar uma doença no começo”, destacou o prefeito Airton Garcia.

 

Segundo dados do Instituto Nacional de Câncer (Inca), a estimativa é de 60 mil novos casos por ano em mulheres cada vez mais jovens, e quanto mais cedo o diagnóstico, mais chances de cura. “Precisamos conscientizar as mulheres sobre a importância da detecção precoce porque nós sabemos que detectando precocemente, o câncer de mama tem mais chance de cura e os tratamentos são mais conservadores, evitando uma mutilação”, contou Alessandra Ladvig Groppa, psicóloga e supervisora do Ambulatório Oncológico. 

 

Na rede municipal de saúde, não há fila de espera para mamografia e o primeiro atendimento é realizado na UBS. “A mulher tem direito de fazer a mamografia a partir dos 40 anos. Mas se notar qualquer anormalidade, deve procurar a UBS para um agendamento”, informou Caco Colenci, secretário de Saúde.

 

Para a vereadora Laíde das Graças Simões, a mobilização é imprescindível, principalmente em termos de prevenção. “É preciso trabalhar na prevenção. Conscientizar as mulheres que o câncer de mama é uma doença grave e no caso do diagnóstico tem tratamentos eficientes. Hoje, temos aqui as meninas do GAICAM que são exemplos de superação e isso precisa ser divulgado”, disse a vereadora.

 

Participaram do lançamento do Outubro Rosa também os vereadores Marquinho Amaral, representando o deputado Lobbe Neto, Lucão Fernandes, Rodson Magno, Moises Lazarine, Leandro Guerreiro, além dos assessores dos vereadores Edson Ferreira, Elton de Carvalho, Cidinha do Oncológico, João Muller e Azuaite Martins, além de secretários, chefes de gabinetes, diretores e a imprensa.

 

São parceiros do Outubro Rosa: Sesc, Senac, Shopping Iguatemi, Academia Motricidade, Eco e MAMA, Instituto Mix e IST/Aids.

 

E nesta terça-feira (3), o Fundo Social abre a exposição “Extravaganza Superação Rosa”, do fotógrafo Carlos Matos, às 19h, no Espaço Paço, na rua Episcopal, 1.575, no centro, no Paço Municipal.

 

PROGRAMAÇÃO OUTUBRO ROSA

 

(02/10/2017)