MESA REDONDA DISCUTE MOBILIDADE URBANA PDF Imprimir E-mail

Uma mesa redonda encerrou as atividades da Semana Nacional de Trânsito em São Carlos. Com o tema “Mobilidade urbana no planejamento das cidades”, a discussão contou com a participação de especialistas da USP, UFSCar, Associação São-Carlense de Ciclismo, além do nadador paratleta bicampeão brasileiro, Elton Joaquim de Souza.

 

Carlos Alberto Ferreira Martins, professor doutor em Urbanismo da USP, colocou que São Carlos precisa de um plano de mobilidade que contemple os vários agentes e principalmente que tenha continuidade a cada mudança de gestão. “É necessário à elaboração de um plano sistêmico de mobilidade que contemple os diferentes modais de transporte, transporte individual motorizado, transporte coletivo, a bicicleta e o transporte a pé. Um plano com diagnósticos e objetivos de curto, médio e longo prazo, para equacionar de maneira equilibrada os nossos modais de transporte. É um processo complexo que não se resolve no âmbito de uma só gestão. A questão essencial é a continuidade administrativa”, afirmou ele.

 

Para Ariadne Chloe Mary Furnival, professora associada do Departamento de Ciência da Informação (DCI/CECH/UFSCar) e Integrante ciclo ativista da Associação São-Carlense de Ciclismo (ASC), a mobilidade precisa ser discutida com toda a sociedade. “É fundamental que a gente tenha esse diálogo entre a Prefeitura e as associações sociais para discutir os vários lados do mesmo problema”, afirmou ela.

 

O nadador paratleta e atual bicampeão brasileiro na modalidade dos 50m costa, Elton Joaquim de Souza também participou da mesa redonda e apontou as dificuldades enfrentadas pelas pessoas com deficiências. “Hoje, o principal problema é odespreparo do transporte público com rampas automáticas quebradas e o descaso dos motoristas. Também faltam rampas de acesso nas calçadas, além do desnível que dificulta bastante à locomoção”, contou Elton.

 

“Foi uma discussão fantástica, com profissionais de alto gabarito. Temos alguns desafios: congestionamento da Praça Itália, no Jesuíno, Henrique Gregory com a José Pereira Lopes. Além disso, rebaixamento de guias nas esquinas para os cadeirantes, melhorar as condições para as bicicletas, enfim, precisamos pensar no futuro, planejar e finalizar o plano de mobilidade”, contou Coca Ferraz, secretário de Transporte e Trânsito.

 

Durante a Semana Nacional de Trânsito, São Carlos lançou a Campanha “A Rua é de Todos. A preferência é do Pedestre”. Realizada pelas secretarias municipais de Transporte e Trânsito e Comunicação, com apoio do Centro do Professorado Paulista (CPP), a campanha continua com ações de conscientização de motoristas, motociclistas e ciclistas de que a rua é um lugar de todos. “Para ter um trânsito mais seguro é preciso sensibilizar a sociedade, todos devem assumir o compromisso e somar esforços com o poder público para preservar vidas e fazer um trânsito mais seg/uro”, concluiu Coca Ferraz.

 

O vereador Elton Carvalho também participou da mesa redonda “Mobilidade urbana no planejamento das cidades”.

 

(25/09/2017)