VACINAÇÃO CONTRA A RAIVA PARA CÃES E GATOS COMEÇA NO DIA 19 PDF Imprimir E-mail

A Secretaria Municipal de Saúde, através da Divisão de Controle de Zoonoses, vai realizar nos dias 19 e 26 de agosto, a campanha de vacinação contra a raiva animal, voltada para cães e gatos.

 

Serão 25 postos de vacinação no sábado dia 19 e outros 20 postos no dia 26. Os vacinadores são estudantes de medicina veterinária da Unicep. A meta é vacinar 29 mil animais. Em 2016 foram vacinados 18 mil animais, sendo 13 mil cães e 3 mil gatos na área urbana e o restante na área rural.

 

A vacinação na zona rural do município será feita em postos e datas a ser definida em sábados posteriores a finalização da campanha na área urbana.

 

Qualquer dúvida a população pode ligar nos telefones da Vigilância Epidemiológica, 3307-7405 ou 3307- 7282, que abriga o setor de zoonoses. Os postos de vacinação estarão funcionando das 9h às 17h.

 

Luciana Marchetti, médica veterinária do setor de zoonoses, explica que devem ser vacinados animais com mais de três meses de idade e ser revacinados anualmente. Orienta que eles precisam estar contidos, os cachorros com coleira e guia, um reforço de cuidados para que os animais não corram o risco de escapar, sofrer acidentes ou agredir pessoas, já os gatos devem ser levados em caixinha de transporte ou como ele estiver habituado a ser transportado.

 

“A raiva é uma zoonose, uma doença que pode ser transmitida para as pessoas, tem uma letalidade de 100%. Uma doença muito grave e a única maneira de fazer a prevenção é com a vacinação dos animais domésticos, além de mantê-los restritos ao quintal não deixar soltos porque eles estão sujeitos a adquirir doenças, sofrer crueldades, atacar pessoas. A posse responsável e vacinação são as únicas estratégias para se prevenir a raiva nos centros urbanos”, ressalta a veterinária.

 

Ainda de acordo com Luciana Marchetti, o animal que estiver em tratamento ou aparentemente doente não é recomendado receber a vacina porque está debilitado e o seu sistema imunológico não vai responder adequadamente a essa vacina. A orientação é a de que quando ele estiver saudável os donos procurem o setor de zoonoses da Prefeitura que providenciará a vacinação do animal.

 

Confira aqui o cronograma

 

(10/08/2017)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos