SECRETARIA DE CIDADANIA E ASSISTÊNCIA SOCIAL PROMOVE CURSO DE FORMAÇÃO PARA EQUIPES DA REDE DE ASSISTÊNCIA PDF Imprimir E-mail

altA Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social está promovendo um curso de formação continuada para as equipes técnicas de toda rede de assistência social do município. O objetivo é propor reflexão, sensibilização e aprofundamento sobre a política nacional de assistência e uma contextualização dessa política no município.

 

Para Glaziela Solfa, secretária de Cidadania e Assistência Social, o importante foi elaborar uma proposta que pudesse trabalhar os aspectos técnicos e profissionais vinculados a política nacional, mas baseado no histórico do município. “Estamos trabalhando com a história das pessoas, como elas se compõem na rede e a partir daí pensar um planejamento para essa gestão. O objetivo final é um trabalho coletivo da nossa apresentação enquanto gestão, dos nossos objetivos e de como a gente faz esse planejamento integrado com a rede, que são os trabalhadores do SUS”.

 

O curso começou na última quarta-feira (7), quando foram trabalhadas as questões dos marcos históricos e construtivos da política de assistência no município e as configurações das equipes de trabalho. No segundo dia o tema baseou-se na rede de proteção social em São Carlos, sua organização e interligação, além do reordenamento dos serviços seguindo a política nacional.

 

Nesta sexta-feira (9), serão discutidas as ferramentas de gestão voltadas para as equipes dos Centros de Referência de Assistência Social (CRAS) e Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS).

 

Para o Profº Dr. Marcelo Gallo, mediador do curso, os municípios estão num processo de reordenamento de serviços sócio-assistenciais, fato que gera a necessidade de troca de informações para alinhar seus objetivos. “A ideia é fazer com que esses profissionais entendam o que é a política de assistência, reforcem os princípios, os valores éticos, qual é a ação que eles estão desenvolvendo, pensem em um processo de reordenamento dos serviços e contribuam com a construção do planejamento da gestão”, explica o professor.

 

Para a secretária o ponto fundamental é proporcionar apoio às famílias. “É fundamental nesse momento a gente ter espaços que fortaleçam essas convivências, que sejam espaços de acolhimento e o CRAS tem isso como objetivo”, finaliza Glaziela Solfa.

 

(08/06/2017)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos