AGENTES DE TRÂNSITO PARTICIPAM DE MOVIMENTO PAULISTA DE SEGURANÇA NO TRÂNSITO PDF Imprimir E-mail

altReduzir pela metade as vítimas fatais de acidentes de trânsito no Estado de São Paulo até 2020. Essa é a meta do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito, programa do Governo do Estado, desenvolvido em parceria com os municípios. Em São Carlos, o programa tem apoio da Secretaria de Transporte e Trânsito, por meio dos agentes de trânsito.

 

Desde o início do ano, foram realizadas 84 palestras, em 31 escolas estaduais atingindo cerca de 2.500 alunos. As explanações com o tema “Segurança no Trânsito” são apresentadas pelos agentes de trânsito para estudantes do 4º e 8º ano. “O trabalho com as crianças é importante para melhorar a formação do futuro motorista, além da difusão das leis de trânsito entre a família. Essa faixa etária tem muito interesse e absorve muita informação. Recebemos sempre um feedback positivo dos pais, especialmente dos avós, que as crianças levaram a mensagem recebida para casa”, explica o agente de trânsito, Francisco Petrucelli.

 

O secretário de Transporte e Trânsito, Coca Ferraz, tem acompanhado os eventos e destaca a importância da educação para atingir a meta do Movimento Paulista de Segurança no Trânsito. “A gente quer um trânsito com muita segurança, muita fluidez, e também, com bastante comodidade para os usuários; seja pedestre, seja passageiro, seja motorista. Para isso, é preciso atuar em três vias: investir em engenharia, em fiscalização e principalmente investir em educação. Hoje, nós temos aqui um agente de trânsito especialista, experiente e com uma boa didática ministrando aulas para as crianças, uma ação importante para a melhoria da segurança no trânsito da cidade”, afirmou ele.

 

Durante as palestras, as crianças participam, comentam as atitude dos pais e reconhecem que é preciso melhorar as ações no trânsito.

 “Eu não sabia que não podia andar na calçada de bicicleta. Sempre andei na calçada de bicicleta. Agora vou ter que aprender andar na rua”, contou Isadora de Campos, de 9 anos.

 

Para Sofia Segundo, 9 anos, a conversa foi muito boa e deixou uma lição. “A gente tem que prestar atenção no trânsito. Não podemos passar quando o carro está vindo, senão podemos morrer atropelado”, disse Sofia.

 

Movimento Paulista de Segurança de Trânsito– O programa nasceu inspirado na Década de Ação pela Segurança Viária, período entre 2011 e 2020 estabelecido pela Organização das Nações Unidas para chamar atenção para as questões da violência no trânsito. Para que a meta seja alcançada, o Governo intensificou esforços em ações voltadas para a educação no trânsito, segurança das vias e veículos, além de gestão nas respostas para acidentes.

 

(08/06/2017)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos