BRAGATTO COLOCA SÃO CARLOS NO FÓRUM NACIONAL DE APRENDIZAGEM PROFISSIONAL PDF Imprimir E-mail

altSão Carlos desenvolverá políticas públicas para aprendizagem profissional em sintonia com o Ministério do Trabalho. As ações foram iniciadas com a definição de que o Programa de Aprendizagem que será estruturado na condição ideal como política pública do município de São Carlos e com a participação no Fórum Nacional de Aprendizagem Profissional (FNAP).

 

O secretário de Trabalho, Emprego e Renda, Walcinyr Bragatto participou nesta terça-feira (23), no Ministério do Trabalho em Brasília, do FNAP, com a proposta de ampliar a parceria do município com o Governo Federal para estabelecer em São Carlos, políticas públicas efetivas para a aprendizagem profissional. “Vamos desenvolver ações de formação e aglutinar todos os setores produtivos, sindicais e governamentais para que o jovem tenha mais oportunidade de aprendizado e iniciação no mercado de trabalho saudável”, ressaltou Bragatto.

 

Fórum Nacional -O FNAP tem como objetivo promover o contínuo diálogo entre atores envolvidos com a aplicação da Lei da Aprendizagem n.º 10.097 de 2000, no sentido de aperfeiçoar e promover ações que visem a aprendizagem profissional, garantindo aos adolescentes e jovens o direito legal à formação profissional e a inserção no mercado de trabalho.

 

O Fórum é coordenado pelo Ministério do Trabalho e composto por representantes do Governo, Ministério Público do Trabalho (MPT), Fórum Nacional de Prevenção e Erradicação do Trabalho Infantil, Centrais Sindicais, Confederações, Conselhos, Instituições Formadoras do Sistema S, Instituições Formadoras Públicas de Educação Profissional e Tecnologia, Instituições Formadoras sem fins lucrativos registradas no Cadastro Nacional Profissional e representantes de Organizações da Sociedade Civil.

 

Ao acessar as oportunidades de formação técnico-profissional, os jovens adquirem as habilidades, os conhecimentos necessários à permanência mais prolongada nos postos de trabalho e aumentam as expectativas de iniciar trajetórias de ascensão social e profissional ao longo da vida. A ausência dessas oportunidades de trabalho decente no momento correto tem como consequência um grande número de trabalhadores adultos que terão que se sujeitar aos postos mais precários e à informalidade.

 

Apoio do Ministério do Trabalho - O Ministro do Trabalho Ronaldo Nogueira de Oliveira e o diretor do Departamento de Políticas de Empregabilidade do Ministério, Higino Brito Vieira, durante conversa com o secretário Bragatto disponibilizaram todo o apoio necessário do Ministério ao prefeito Airton Garcia para que São Carlos tenha efetivamente a prática de políticas públicas voltadas para os jovens.

 

O secretário Bragatto também apresentou São Carlos como cidade parceira para as diretrizes da Organização Internacional do Trabalho (OIT) durante o contato com Anne Posthuma representante da OIT no Brasil.

 

(23/05/2017)

 
 

Agendamentos de serviços

SIM ONLINE

Campanhas e Eventos